quarta-feira, 21 de maio de 2014

Xanana apela à aceitação dos resultados eleitorais na Guiné-Bissau




Díli, 21 mai (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou hoje a todos os cidadãos da Guiné-Bissau para aceitarem os resultados da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no domingo naquele país africano.

"As eleições são eleições e espero que todos respeitem os resultados", afirmou Xanana Gusmão, em declarações à Agência Lusa, no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli, momentos antes de iniciar uma visita de trabalho a vários países, incluindo à Guiné-Bissau.

O primeiro-ministro timorense afirmou estar "confiante" e disse que antes do escrutínio falou pessoalmente com o chefe das Forças Armadas guineense, general Indjai.

"Eu falei pessoalmente com o general Indjai, que assumiu o compromisso de as Forças Armadas respeitarem os resultados", disse, acrescentando que também pediu à sociedade civil para continuar a influenciar a restauração da ordem constitucional no país.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau anunciou terça-feira, num hotel de Bissau, que José Mário Vaz, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) e antigo ministro das Finanças do governo deposto no golpe de Estado de abril de 2012, foi o vencedor das eleições presidenciais com 61,9% dos votos.

O candidato Nuno Nabian, que obteve 38,1% dos votos, anunciou que vai impugnar os resultados.

As eleições põem fim ao período de transição, que resultou do golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Antes das presidenciais realizaram-se eleições legislativas a 13 de abril, que o Partido Africano da Independência da Guiné a Cabo Verde venceu com maioria absoluta.

O primeiro-ministro timorense visita a Guiné-Bissau entre 06 e 10 de junho.

MSE // JPS – Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana