quarta-feira, 21 de maio de 2014

Xanana Gusmão reafirma apoio à adesão da Guiné-Equatorial à CPLP




Díli, 21 mai (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, revelou hoje que a sua visita à Guiné-Equatorial pretende reafirmar o apoio à adesão daquele país à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O chefe do governo timorense vai estar na Guiné Equatorial entre 01 e 04 de junho, no âmbito de visitas de trabalho a vários países, incluindo Portugal.

"Vou lá falar sobre os valores da CPLP, mas vou afirmar-lhes que sou um defensor da entrada deles", disse Xanana Gusmão, em declarações à Agência Lusa, no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli, momentos antes de viajar para Jacarta.

Xanana Gusmão adiantou que na Guiné Equatorial vai também convidar o presidente Teodoro Obiang, no poder desde 1979, a participar na cimeira de Díli, que vai decorrer em julho.

Em fevereiro, os chefes da diplomacia da CPLP decidiram recomendar a entrada da Guiné Equatorial na organização, que será decidida pelos chefes de Estado e de Governo na cimeira de Díli, na qual Timor-Leste assumirá pela primeira vez a presidência.

Além da Guiné Equatorial, o primeiro-ministro timorense vai realizar visitas de trabalho a Jacarta (quinta-feira), Singapura (sexta e sábado) e Portugal.

Em Portugal, onde vai estar entre os dias 25 e 27, Xanana Gusmão vai participar num encontro com os ministros das Defesa da CPLP, devendo ainda reunir-se com os ministros da Defesa e da Administração Interna portugueses.

A XV reunião dos ministros da Defesa da CPLP decorre no dia 26 no forte de São Julião da Barra, em Cascais.

De Lisboa, Xanana Gusmão segue para o Togo, para a reunião do G7+, que vai decorrer entre 29 e 30, seguindo depois para a Guiné Equatorial.

A visita de trabalho prossegue em São Tomé e Príncipe (entre 04 e 05 de junho), Guiné-Bissau (entre 06 e 10 de junho) e termina em Cabo Verde, onde vai estar entre 10 e 11 de junho.

MSE // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana