segunda-feira, 30 de junho de 2014

Macau - Saúde: Média de camas por habitante continua inferior à da OMS



LEONOR SÁ MACHADO – Hoje Macau

O número de camas registado em 2013 em Macau continua a estar bastante abaixo da média de 4,5 camas por cada mil habitantes, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde em 2012

No ano passado, os hospitais de Macau tinham mais 12 camas de internamento do que no anterior, somando 1136 camas em todos os quatro hospitais da região. Ainda que se tenha registado um aumento, o valor – 3,0 camas por cada mil habitantes – continua abaixo da média internacional indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2012, fixada nas 4,5 camas por cada mil habitantes.

Os dados da Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) revelam ainda que, embora o número de doentes internados seja de mais de mais 9 mil do que em 2010, apenas 195 camas foram acrescentadas aos serviços de internamento desde há quatro anos atrás.

Se, por um lado, a discrepância face à média da OMS não parece grande, os valores tornam-se claro quando se comparam os resultados com os de países asiáticos como Japão ou China, onde as médias se fixam nos 13,7 e 3,9 camas por cada mil habitantes, sendo sempre superiores às de Macau.

No entanto, nem todos os resultados são negativos. Quando comparado com 2012, o número de pessoal de saúde empregado em Macau aumentou, havendo 2,5 médicos e 3,1 enfermeiros por cada mil habitantes, respectivamente. De acordo com o relatório publicado pelos Serviços de Estatísticas e Censos, existiam mais de 1500 médicos e 1800 enfermeiros a prestar funções nos quatro hospitais da RAEM.

Foram utilizadas 73,2% das camas e o hospital Conde São Januário foi a entidade de saúde que mais doentes albergou em 2013. No total, estiveram internados 51 mil doentes nos quatro hospitais do território, tendo-se registado um aumento de quase 5% face a 2012. De acordo com a DSEC, 11 mil das pessoas internadas tinham 65 anos ou mais, dado que o relatório justifica com o crescente e exponencial envelhecimento da população residente. Foram prestadas mais de 1 milhão de consultas externas e quase 450 mil pessoas foram atendidas nos serviços de urgência da RAEM.

Sem comentários:

Mais lidas da semana