segunda-feira, 9 de junho de 2014

Metade dos portugueses dá nota negativa a Cavaco



Pedro Rainho – jornal i

O Presidente da República recupera uma décima no capítulo da popularidade em relação a Março, mas continua a fechar a avaliação dos portugueses com nota negativa. Este mês, Cavaco fica nos sete valores, com quase metade dos inquiridos (47,6%) a não ir além deste patamar.

Quando o inquérito deste mês foi feito, o Tribunal Constitucional tinha acabado de chumbar três das quatro normas do Orçamento do Estado deste ano sujeitas a fiscalização sucessiva da constitucionalidade. A tensão entre o governo e os juízes do Palácio Ratton ainda não tinha arrancado e os portugueses poderiam apenas esperar uma palavra do Presidente em reacção aos resultados das eleições. O silêncio de então só foi quebrado sexta-feira.

Entre o seu pior (6,1, em Dezembro de 2012) e o seu melhor (oito valores, em Julho do ano passado), Cavaco Silva nunca conseguiu descolar das avaliações negativas. Ainda assim, este mês há menos 4,3% dos portugueses que optam pelo conjunto de notas mais negativas.

Entre os oito e os 13 valores, 38,8% dos inquiridos concede nota intermédia a Cavaco, contra os 13,6% de participantes que concedem a nota mais alta ao chefe de Estado (mais 0,9% que em Março).

ficheiros anexos:  sondagens.pdf

Leia mais em jornal i

Sem comentários:

Mais lidas da semana