quarta-feira, 25 de junho de 2014

Órgãos de segurança dos EUA estão por trás dos ataques terroristas no Iraque




O Vice-ministro das Relações Exteriores para os Assuntos árabes e africanos do Irã, Amir Hussein Abdolahian, afirmou nesta segunda-feira (16) que existe a possibilidade de que os serviços de segurança dos Estados Unidos estejam por trás do conflito no Iraque. 

Abdolahiam considerou o comportamento suspeito dos EUA sobre a questão iraquiana, o funcionário persa denunciou que os Estados Unidos permitiu a formação de grupos extremistas e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) na Síria.

Hoje o EIIL tornou-se uma ameaça para o Iraque, e dentro das fronteiras do Iraque, até agora, não foi notado qualquer seriedade dos Estados Unidos e, a fim de combater o terrorismo, lamentou.

Segundo Amir Abdolahian, a unidade entre as comunidades sunitas, xiita e curda no Iraque sempre ajudou a resolver os problemas através dos meios políticos.

Também destacou a capacidade do governo e as forças iraquianas para enfrentar os atuais conflitos no território árabe, e disse que a chamada do máximo clérigo xiita no Iraque, o aiatolá Seyed Ali Sistani, para pegar em armas contra os terroristas, assim como o grande número de voluntários para essa luta o que demonstra a grande capacidade dos iraquianos em restaurar a calma para sua terra natal.

Quanto à segurança das fronteiras iranianas, o vice-ministro afirmou que seu país ate agora não notou qualquer tipo de ameaça, mas caso venha a acontecer, o Irã esta preparado para enfrentar possíveis atos.

No entanto, lembrou que a República Islâmica do Irã não tem qualquer envolvimento direto no conflito no Iraque; mas esta disposta a oferecer consultas bilaterais e agir no na luta contra o terrorismo.

O funcionário persa disse acreditar na capacidade do governo iraquiano para eliminar os terroristas e acabar com este fenómeno perigoso, concluiu Amir Abdolahian.


Sem comentários:

Mais lidas da semana