quarta-feira, 4 de junho de 2014

Xanana Gusmão discutiu cooperação com PR da Guiné Equatorial




Díli, 04 jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense terminou hoje uma visita à Guiné Equatorial, durante a qual discutiu a oportunidade de cooperação bilateral e convidou o Presidente Teodoro Obiang para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante a sua estadia em Malabo, que teve início segunda-feira, o chefe do Governo de Timor-Leste reuniu-se com o Presidente da Guiné Equatorial, participou num encontro do Grupo de Personalidade Eminentes dos Países África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e assistiu à inauguração de uma fragata, referiu em comunicado o governo timorense.

No encontro com o Presidente da Guiné Equatorial, Xanana Gusmão entregou a carta/convite do Presidente timorense, Taur Matan Ruak, para Teodoro Obiang participar na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que vai decorrer a 23 de julho em Díli.

Na cimeira de Díli, Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência rotativa da organização e a Guiné Equatorial pode vir a ser admitida como Estado-membro.

"No encontro, os dois líderes falaram de oportunidades de cooperação, assim como dos valores e princípios da CPLP. Trocaram, ainda, algumas ideias sobre os planos de desenvolvimento de ambos os países, verificando desafios e oportunidades comuns, nomeadamente no sector energético", refere a nota do governo timorense.

A deslocação de Xanana Gusmão à Guiné Equatorial estava incluída numa série de visitas que o primeiro-ministro timorense está a realizar a vários países da CPLP.

De Malabo, capital da Guiné Equatorial, Xanana Gusmão viaja para São Tomé e Príncipe, onde vai estar até quinta-feira, seguindo depois para a Guiné-Bissau e Cabo Verde.

MSE // ARA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana