domingo, 20 de julho de 2014

Brasil: Ativistas conseguem Habeas Corpus e policiais agressores são presos




A Polícia Militar do Rio de Janeiro determinou a prisão administrativa de quatro policiais suspeitos de agressão e roubo durante o ato do último domingo (13), na Tijuca, zona norte da cidade do Rio. Os quatro são soldados e ficarão presos no Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos, por ordem do comandante da unidade.

Os inquéritos policiais-militares foram abertos depois que vídeos e fotos divulgados na imprensa e mídias sociais flagraram soldados agredindo jornalistas e manifestantes. Um soldado é suspeito de agredir o cinegrafista canadense Jason O’Hara, que teve equipamentos danificados e confiscados por policiais após ter sido chutado no rosto por um soldado quando estava sentado no chão. O segundo soldado detido é suspeito de ter roubado uma câmera do jornalista.

Um terceiro agente é suspeito de agredir o repórter fotográfico do Portal Terra Mauro Pimentel. As fotos do jornalista mostram o momento em que o suspeito agrediu Pimentel com um cassetete. O quarto policial preso é acusado de chutar duas vezes uma jovem manifestante. Ele chegou a ser contido por colegas depois da agressão. Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, 15 jornalistas que faziam a cobertura do protesto foram agredidos por policiais com armas não letais usadas pelos agentes.

Ainda com relação ao protesto de domingo, na terça-feira (15)  a Justiça do Rio de Janeiro concedeu o  habeas corpus a 13 dos 19 ativistas presos “preventivamente” na véspera do protesto marcado para o horário da realização da final da Copa do Mundo. As prisões foram embasadas no risco desses manifestantes planejarem manifestações de violência.

Informações dos Advogados Ativistas confirmam o nome ou apelido de 12 dos ativistas liberados: Rebeca Martins, Bruno de Souza, Emerson Fonseca, Pedro Maia, Felipe Frieb, Felipe Proença, Rafael Caruso, Gerusa, Moa, Gabriel Marinho, Eloisa Samy e Joseane.

No final da tarde da última terça-feira (15) diversos manifestantes protestaram em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pedindo a liberdade imediata dos ativistas, para quem as prisões são políticas e absolutamente arbitrárias. Após a concessão do habeas corpus, os manifestantes comemoraram a decisão. (pulsar/rba)

Pulsar Brasil


Sem comentários:

Mais lidas da semana