segunda-feira, 7 de julho de 2014

Portugal: Absolvido artista que fez escultura em forma de forca com bandeira nacional



TSF, hoje às 11:27

O coletivo do Tribunal de Faro entendeu dar primazia à liberdade artística e absolver Élsio Menau do crime de ultraje a bandeira nacional

O artista plástico que construiu uma escultura em forma de forca onde pendurou a bandeira portuguesa foi absolvido do crime de ultraje à bandeira nacional pelo tribunal de Faro.

O coletivo deste tribunal optou por dar primazia à liberdade artística em vez de realçar à lei penal, que pode punir alguém que ultraje a bandeira nacional com uma pena até dois anos de prisão.

Foi «feita justiça e só tenho pena que conhtinuemos a pagar julgamentos como este», sublinhou Élsio Menau, que até considerou positivo o «mediatismo» à volta do caso.

O advogado de Élsio Menau, que também considerou positivo o mediatismo neste caso, entende ainda que houve bom senso na decisão do coletivo do Tribunal de Faro, que foi lida em cerca de cinco minutos.

«Entre a possibilidade que o Estado tem de punir quem fizer isto (enforcar simbolicamente a bandeira nacional) e de absolver quem o faça motivado por outros valores, como a expressão artística, vai todo um caminho que tem que ser preenchido com bom senso e com a ponderação dos juízes», explicou.

Para Fernando Cabrita, «todo o processo e a sua conclusão foi para dizer aos artistas que podem exercer a sua liberdade, embora por vezes possa parecer que estão a chocar com os valores penais».


Sem comentários:

Mais lidas da semana