sexta-feira, 8 de agosto de 2014

BES: Bolsa portuguesa sofre perda de 10 mil milhões de euros em 15 dias




Em duas semanas, o caso BES levou a bolsa portuguesa a passar um dos seus períodos mais negros de sempre. A queda livre do 'banco mau' levou a uma perda de dez mil milhões de euros acumulados, avança o Económico.

Duas semanas, foram o bastante para que o BES levasse a uma queda abrupta da bolsa portuguesa. O PSI20 desvalorizou 16,71%, representando o pior desempenho entre as bolsas mundiais, segundo os dados avançados pela agência Bloomberg, e perderam-se 10.163 milhões de euros, saldo que inclui a queda livre do BES na semana antes de o seu resgate, segundo o Diário Económico.

O BCP registou a maior desvalorização no PSI20, reflexo de perdas próximas de dois mil milhões de euros, quase o montante do último aumento de capital. O BPI e Banif também sofreram perdas em 20% e o mesmo aconteceu com a PT, que está em processo de fusão com a Oi e que tinha o BES como maior acionista.

A venda exacerbada de ações no PSI20  foi concomitante com o agravamento dos juros associados à dívida pública portuguesa em mercado secundário. 

Na altura, como forma de justificação destas flutuações agressivas nos mercados, os governos e autoridades internacionais disseram que era uma "reação exagerada”.

Já para o ministro da Economia, Pires de Lima, "os investidores, naturalmente depois de terem percebido ao longo dos últimos meses a evolução do caso do BES e terem verificado as atitudes que se verificaram ao nível da administração da PT, reagem negativamente. Penso que têm de fazer a digestão de tudo aquilo que se passou”, disse o ministro da Economia, na última quarta-feira à Lusa, para explicar a fuga dos investidores.

Contudo, a bolsa também veio a sofrer com os conflitos associados à Ucrânia, Gaza e agora ao Iraque, que vieram afastar os investidores das ações.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana