domingo, 17 de agosto de 2014

Macau: CHU SAI ON, MANIFESTAÇÕES MARCAM MANDATO



Hoje Macau

“Estou profundamente consciente de que o futuro é brilhante, o caminho é longo e sinuoso e a responsabilidade é pesada”, dizia, em 2009, Chui Sai On. A responsabilidade de liderar Macau parece ter sido realmente pesada, principalmente devido às recentes manifestações que o território tem vindo a sentir.

No caso do jogo, por exemplo, têm sido frequentes as manifestações dos trabalhadores dos casinos de Macau. “Não somos protegidos pela lei”, afirma Iong Man Teng, presidente da Forefront Macau of Gaming (FMG), associação que representa os trabalhadores do sector do jogo. Recuando a 2009, Chui afirmou que no seu mandato iria “garantir os direitos e interesses ao emprego dos trabalhadores locais da indústria do jogo, ajudá-los a elevar a qualidade pessoal e estimular a promoção dos trabalhadores locais qualificados aos cargos médios e superiores de gestão”.

Tal parece não ter acontecido: os funcionários do jogo queixam-se de injustiças salariais e de não serem promovidos, tanto que, só este mês, já houve quatro manifestações contra as operadoras.

Descrentes de uma atitude por parte do único candidato, e esperançosos numa mudança depois de Chui, os trabalhadores representados pela voz de Iong Man Teng perguntam: “ será que quando o Chefe do Executivo mudar, a política se vai manter?”.

Mas, não é só do jogo que se faz esta terra – pelo menos no que ao que fica de fora da área económica. As manifestações aconteceram também perante um Governo que é acusado de estar a legislar em proveito próprio: prova disso foi a maior manifestação desde 1999, quando, a um domingo, cerca de 20 mil pessoas participaram na manifestação contra o Regime de Garantias dos Titulares dos Principais Cargos.

Sem incidentes, o povo fez-se ouvir. As ruas – entre o Tap Seac e os Lagos Nam Van – encheram-se de jovens que acusavam o Governo de legislar em proveito próprio. “Espero que o Chefe do Executivo descubra que Macau está a mudar e por isso as suas políticas também devem mudar”, afirmou na altura o deputado Ng Kuok Cheong. A união fez com que a cadeira de Chui Sai On tremesse e o Governo recuasse, retirando o diploma que concedia compensações monetárias ao altos cargos e imunidade política para o Chefe Executivo, durante o seu cargo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana