segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ONU coloca Timor-Leste como país de desenvolvimento humano médio -- governo




Díli, 04 ago (Lusa) - O Governo timorense considerou hoje que se têm registado "constantes progressos" em Timor-Leste, depois do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) ter colocado o país na categoria de desenvolvimento humano médio.

"Apesar de uma só medida não nos poder fornecer o quadro completo, o que podemos verificar através de vários conjuntos publicados em 2014 é que para Timor-Leste se desenha um quadro positivo de bastantes progressos", afirmou, em comunicado, o ministro de Estado e da Presidência de Conselho de Ministros, Agio Pereira.

A semana passada foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD que coloca Timor-Leste na 128.ª posição entre 187 países nos resultados alcançados ao nível de vida longa e saudável, nível de conhecimento e padrão de vida adequado.

"Em 2013, Timor-Leste estava classificado em 128.º lugar, o que retira Timor-Leste da categoria de país com Desenvolvimento Humano Baixo elevando-o a um país com Desenvolvimento Humano Médio, juntamente com África do Sul, Índia e Indonésia", salienta o governo timorense.

Segundo o governo, o progresso do país tem sido "constante", já que em 2011 Timor-Leste ocupava o 147.º lugar e em 2012 estava colocado em 134.º entre 187 países e território.

"De todos os 144 países nas categorias de Desenvolvimento Humano Muito Alto, Alto e Médio, Timor-Leste apresenta a média anual mais elevada no crescimento do desenvolvimento humano", sublinha o governo.

Apesar dos resultados, o porta-voz do governo timorense destacou que os desafios continuam, mesmo que o país esteja a "caminhar na direção certa e a construir uma Nação melhor e um futuro mais promissor para as crianças".

MSE // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana