sábado, 9 de agosto de 2014

Portugal: NOVO BRANCO



Tiago Mota Saraiva – jornal i, opinião

Imagine que é sócio de uma empresa e de repente, sem que qualquer assembleia o legitime, alguém de fora indica um novo presidente do conselho de administração que divide a empresa e nomeia os demais administradores. Só o admitiria se quisesse estar longe da empresa, provavelmente por estar falida, e se tivesse garantias de que esta operação o desobrigaria da participação nas suas responsabilidades financeiras. 

Bem-vindo ao BES. 

A D. Inércia, o Banco de Portugal, depois de o escândalo estar na praça pública – graças à zanga entre Queiroz Pereira e Salgado –, assumiu os prejuízos do banco numa manhosa nacionalização em que o Estado garante o dinheiro à mesma taxa de juro a que o compra. 
Risco máximo, lucro zero. Como se jogasse numa roleta em que a expectativa máxima fosse receber as fichas que colocou. Repetem-se as mentiras. De “os portugueses podem confiar no BES” de Cavaco Silva (21/07) passa-se ao “não terá qualquer custo para os contribuintes” de Carlos Costa (03/08). Na verdade todo o processo revela duas coisas importantes de reter. 

Ao contrário do que Passos Coelho, Vítor Bento ou Ricardo Salgado sempre declararam, o nosso problema não é o investimento na educação, na saúde, na cultura ou na segurança social, mas a forma como os governos vão transformando dívida privada em dívida pública. Por outro lado, o escândalo do BES não só silencia por uns tempos o dogma das vantagens da gestão privada sobre a pública como torna evidente que, num Estado que tenha como eixo central a salvaguarda do interesse público, os principais instrumentos do sistema financeiro têm de ser públicos. Um banco privado que tenha um carácter sistémico na economia de um país é fantástico para os seus accionistas sempre que distribui lucros e um problema para o Estado assim que começa a acumular prejuízos. Não se deve exigir regulação mas controlo público, se não, para os cidadãos, sobrará sempre a conta dos prejuízos.

Escreve ao sábado  

Sem comentários:

Mais lidas da semana