terça-feira, 16 de setembro de 2014

MILITARES DA INDONÉSIA REALIZAM MISSÃO EM TIMOR-LESTE



Cooperação bilateral

Díli – Um grupo de militares veteranos da Indonésia visita Timor-Leste esta semana, na sequência da decisão do Governo indonésio de criar uma equipa para procurar o local da morte do líder da Resistência Timorense, Nicolau Lobato.

Um antigo General da Indonésia, Agum Gumelar, disse recentemente que o seu Governo lhe pediu para criar uma equipa composta por ex-militares, para encontrar o local da morte de Nicolau Lobato.

Acredita-se que o líder da Resistência Timorense foi morto num combate contra a força militar indonésias, a 31 de Dezembro de 1978, entre os distritos de Aileu e Ainaro. No entanto, o local não foi ainda identificado.

Agum Gumelar disse que foi convidado pelo seu Governo para compor a equipa.

«Temos o compromisso de encontrar as fronteiras onde foi morto», disse o veterano militar da Indonésia, em Jacarta, na semana passada.

O Governo de Díli informou esta terça-feira, que uma equipa composta por veteranos militares da Indonésia vai chegar a Díli a 26 de Setembro.

A visita visa fortalecer a relação bilateral entre Timor-Leste e a Indonésia, segundo disse um oficial do Governo de Timor-Leste à PNN.

Durante a estadia em Díli o grupo irá realizar uma visita ao cemitério do herói nacional de Timor-Leste, em Metinaro, e também fazer uma visita especial ao cemitério do herói indonésio, em Díli.

A equipa também terá algumas reuniões com os representantes do Governo, do Parlamento e das forças de Defesa timorenses (F-FDTL).

(c) PNN Portuguese News Network – Timor Digital - imagem em Fretilin Media

Sem comentários:

Mais lidas da semana