terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moçambique - Campanha Eleitoral: DHLAKAMA SAI HOJE À RUA, SIMANGO E NYUSI MUITO ATIVOS



Dhlakama sai hoje à rua

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, sai hoje à rua em campanha eleitoral, 17 dias depois do início do processo a 31 de Agosto último. O seu primeiro contacto com o eleitorado terá lugar no Chimoio, capital da província de Manica.

No domingo, Afonso Dhlakama esteve na sua terra natal a fim de venerar os espíritos dos seus antepassados para que desta vez não falhe a corrida à Ponta Vermelha. 

O delegado político provincial da Renamo em Manica, Sofrimento Matequenha, disse que o seu líder achou por bem, antes de iniciar a campanha, chegar ao seu berço, depois de mais de dois anos na Gorongosa, de onde saiu para homologar o acordo de cessação das hostilidades a 5 de Setembro corrente. O candidato presidencial da Renamo orienta hoje comício popular no bairro da Soalpo, onde vai transmitir a sua mensagem eleitoral.


Simango hoje em Manica

O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, escala hoje a província de Manica, ido de Tete onde trabalhou durante os últimos quatro dias.

Em comícios populares que realizou em Angónia, Tsangamo, Chiúta, Moatize e cidade de Tete, o concorrente do MDM prometeu reformas nos sectores de Saúde, Educação e, sobretudo Agricultura.

Aliás, nos seus encontros com a população, Simango prometeu, insistentemente, fomentar a agricultura mecanizada, caso vença as eleições de 15 de Outubro.

Segundo disse, não faz sentido que as pessoas continuem a sofrer de fome, quando Moçambique possui vastas terras férteis que podem muito bem ser aproveitadas pelos agricultores para a produção de alimentos. 

“Então, mecanizando a agricultura, o défice alimentar que se verifica um pouco por todo o país reduzirá significativamente e, consequentemente, comida à fartura para todos os moçambicanos”, sublinhou.


Nyusi com novo projecto agrícola

O candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi, comprometeu-se ontem, em Tete, a trabalhar para a melhoria da dieta alimentar dos moçambicanos, bem como criar emprego para jovens.

Para tal, apresentou um novo projecto de produção e produtividade para o sector que, entre outros aspectos, compreende o uso de sementes melhoradas, alargamento de campos agrícolas através da prática da agricultura mecanizada, assim como insumos da nova geração. 

Filipe Nyusi, que falava na vila de Furacungo, distrito de Macanga, sublinhou que com aquele projecto estão criadas condições para a melhoria da dieta alimentar das pessoas, bem como abertura de novos postos de emprego para a camada juvenil. Para Nyusi, aquele distrito possui enormes potencialidades agrícolas para a produção de qualquer tipo de culturas, entre, tabaco, feijão, milho e outras que bem aproveitadas podem melhorar as condições de vida da população daquela região e do país. 

“Vamos investir no novo ciclo produtivo, criar emprego e produzir riqueza. Isso significa fazer grandes machambas acompanhadas de uma mecanização intensiva para resolver os problemas dos jovens”, disse o candidato da Frelimo.

Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana