quarta-feira, 22 de outubro de 2014

COMISSÃO ANTICORRUPÇÃO VETA OITO GOVERNANTES NA INDONÉSIA




Banguecoque, 22 out (Lusa) - A Comissão Anticorrupção da Indonésia 'chumbou' oito candidatos escolhidos pelo Presidente para integrarem o novo Governo, anunciou hoje o gabinete do chefe de Estado.

"Oito nomes foram chumbados, mas não posso dizer quais e sim, vão ser substituídos", disse o mandatário do chefe de Estado aos jornalistas, segundo o diário local Jakarta Globe, citado pela agência espanhola Efe.

A Indonésia está à espera que Widodo revele os 43 nomes que vão compor o seu Governo.
Widodo, apoiado pelo Partido Democrático da Indonésia e outras formações minoritárias, venceu as eleições de 9 de julho, mas terá de governar nos próximos cinco anos em minoria no Parlamento, depois de ter tomado posse na segunda-feira prometendo uma agenda reformista e enfrentando vários desafios políticos e económicos.

Joko Widodo, o primeiro Presidente da Indonésia sem laços com o regime do ex-ditador Suharto, e conhecido como Jokowi, disse na tomada de posse que "a unidade e o trabalho conjunto são condições prévias para se ser uma grande nação".

O novo Presidente tem como desafio um parlamento controlado maioritariamente pela oposição, agrupada numa coligação liderada pelo seu rival nas eleições presidenciais, o ex-general Prabowo Subianto.

"Não nos tornaremos uma grande nação se estivermos enredados em divisões. Este é um momento histórico para todos avançarmos juntos, para trabalhar e trabalhar", disse no discurso de tomada de posse.

Três meses depois da sua eleição, o antigo governador de Jacarta prestou juramento durante uma cerimónia no Parlamento, na presença de numerosos dignitários estrangeiros, entre os quais o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Milhares de pessoas saudaram depois o Presidente e vice-presidente, Jusuf Kalla, enquanto estes percorriam de carro a distância até ao Palácio Presidencial.

Mais de 24.000 polícias foram destacados para a ocasião da transferência de poderes, que é assinalada à noite com um concerto de rock "heavy metal", do qual Jokowi é fã.

O novo chefe de Estado, de 53 anos, assume a presidência após uma fulgurante carreira política iniciada em 2005 e impulsionada pelo seu estilo próximo das pessoas e por uma imagem de líder honesto e eficiente.

Durante a campanha, Widodo prometeu lutar contra a corrupção endémica e reduzir a pobreza, suscitando muita esperança no país de 250 milhões de habitantes, repartidos por 17.000 ilhas, dos quais perto de 40 por cento vivem com menos de dois dólares por dia.

Rica em recursos naturais como o cobre, ouro e madeira, a Indonésia é a 16.ª economia do mundo, mas o crescimento superior a 5% nos últimos anos tem vindo a desacelerar.

MBA (PAL) // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana