quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NOTISIA TOLU KONA BA TIMOR LESTE




FMI recomenda a Timor-Leste reformas estruturais mais profundas para impulsionar crescimento

Díli, 22 out (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou hoje a Timor-Leste a realização de reformas estruturais mais profundas para apoiar um crescimento sustentável e a redução da pobreza.

A recomendação foi feita em comunicado divulgado à imprensa após a consulta anual realizada em setembro.

"Reformas estruturais mais profundas são necessárias para apoiar o crescimento sustentável e a redução da pobreza", referiu o FMI, sublinhando que as autoridades podem melhorar o clima de negócios com a reforma da lei da terra.

Em Timor-Leste, por exemplo, não há figura de hipoteca, o que limita, em muitos casos, o acesso de empresários a créditos bancários.

O FMI recomendou também às autoridades a garantirem um controle adequado sobre as zonas económicas especiais, sublinhando que as suas atividades financeiras e fiscais devem ser incluídas no orçamento nacional, bem como a melhoria da qualidade e divulgação das estatísticas económicas.

Em relação ao dinheiro proveniente do petróleo, o FMI encorajou as "autoridades a continuarem a aplicar políticas prudentes que visem reforçar a estabilidade macroeconómica e a responder às necessidades de desenvolvimento, segundo o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Governo" timorense.

A continuação da implementação de reformas estruturais também é necessária "para impulsionar o desenvolvimento do setor privado, diversificar a economia, reduzir a pobreza e promover o crescimento sustentável", referiu o FMI.

O FMI aconselhou, contudo, as autoridades timorenses a aumentarem a base tributária não-petrolífera, para diminuir o recurso ao dinheiro do Fundo Petrolífero.

"De forma mais amplia, há necessidade de melhorar a gestão das finanças públicas, incluindo a balanço do setor público, e um maior alinhamento de alocações de despesas com a capacidade de execução para ajudar a conter os riscos fiscais", salientou o FMI.

O FMI recomendou também às autoridades para continuarem a fortalecer as capacidades do banco central, nomeadamente no âmbito do combate à "lavagem de dinheiro" (branqueamento de capitais).

No documento, o FMI sublinhou igualmente os progressos registados no país desde 2002, ano da restauração da independência, bem como a gestão do Fundo Petrolífero, com cerca de 12 mil milhões de euros.

MSE // VM

Timor-Leste entre os países menos visitados do mundo em 2013 - ONU

Díli, 22 out (Lusa) - Timor-Leste foi em 2013 um dos dez países menos visitados do mundo, mas a presença de turistas aumentou em relação a 2012, refere um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial do Turismo.

Segundo a agência da ONU responsável pela promoção de um turismo sustentável e acessível a todos, em 2013 Timor-Leste recebeu a visita de 78 mil pessoas, o que representa um aumento de 42 por cento em relação a 2012.

O Kirabati é o país menos visitado do mundo com registo de seis mil visitantes, segundo o documento.

O relatório da Organização Mundial do Turismo refere também que a região da Ásia e do Pacífico recebeu 248 milhões de turistas internacionais em 2013, 15 milhões mais do que os registados em 2012.

O número representa um aumento de seis por cento em relação a 2012, tornando aquela região a que cresceu mais rapidamente em termos relativos.

A região da Ásia e Pacífico lucrou 359 mil milhões de dólares (282,8 mil milhões de euros) com o turismo em 2013.

MSE // VM

Exportação de café aumentou nos últimos dois anos de 5% para os 10%

22 de Outubro de 2014, 14:55

A exportação de café de Timor-Leste aumentou significativamente nos últimos dois anos, segundo o Timor Digital.


O director do departamento de exportação e importação do Ministério do Comércio e Indústria, Leonardo Guterres de Carvalho, disse que a exportação de café de Timor-Leste aumentou em 2012-2103, subindo dos 5% para os 10%.

O café é o principal produto exportado no país, com uma estimativa de 16.000 hectares de jardins produtivos e 16.000 hectares adicionais improdutivos.




Cerca de 20.000 famílias de agricultores retiram uma quantidade substancial dos seus rendimentos das pequenas propriedades de café, enquanto outras 15.000 obtêm uma parcela minoritária do rendimento a partir desta fonte.




As receitas situam-se entre os 150 e os 200 quilogramas de grão de café verde por hectare, menos da metade do seu potencial se melhores técnicas de cultivo fossem empregadas.




A maioria das grandes fazendas de café estabelecidas nos tempos coloniais foram abandonadas, e os pés de café são colhidos pelos agricultores nas proximidades.



O café tem sido um dos cinco produtos com maior exportação do país desde a independência, em conjunto com o petróleo bruto, o gás petrolífero, plantas de perfume e arroz.



De acordo com os dados, a exportação de café entre 2009 e 2010 foi de apenas 2%, e entre 2011 e 2012 foi de 5%. Mas a exportação tem aumentado recentemente.


Os principais mercados de café para Timor-Leste no exterior, segundo o responsável Leonardo Guterres, são os EUA, a Indonésia, a Alemanha, a Austrália, o Japão e a Nova Zelândia. 



Mesmo que Timor-Leste seja um «país de café», a importação é maior do que a exportação.


«A importação de café para Timor-Leste é de 90%», disse Leonardo.



Um documento do escritório do Ministério da Agricultura mostra que o Governo presta muita atenção ao crescimento do sector. 



«A visão da indústria do café em Timor-Leste é desenvolver plantações de forma sustentável para que sejam capazes de competir e responder às mudanças nos mercados e à concorrência nacional e internacional, e capazes de contribuir cada vez mais para a economia nacional.

A missão é aumentar a qualidade do café em Timor-Leste, capacitar os produtores, contribuir para as receitas de exportação do país e criação de emprego», refere o documento.




Leonardo Guterres disse que o seu Governo está a fazer tudo para aumentar a promoção de café no mercado internacional.

De referir que na semana passada a empresa de bens de consumo empacotados Starbucks anunciou sua nova linha de café do Monte Ramelau, Timor-Leste, que irá ser vendido exclusivamente nos supermercados.

SAPO TL com Timor Digital


*Tradução do título expresso em tétum: TRÊS NOTÍCIAS ACERCA DE TIMOR-LESTE

Sem comentários:

Mais lidas da semana