terça-feira, 21 de outubro de 2014

Documentário sobre maus resultados escolares em Macau chega à Al-Jazira (ver vídeo)




Macau, China, 21 out (Lusa) - A estação televisiva Al-Jazira exibe esta semana o documentário "Macau's Future Gamble", do realizador de Macau Penny Lam, que aborda a elevada taxa de chumbos nas escolas do território, um trabalho que foi selecionado entre 200 candidaturas.

Num território com um PIB per capita entre os mais elevados do mundo e onde a taxa de desemprego é apenas de 1,7%, a motivação para obter bons resultados na escola não é alta, explicou o realizador.

"Como a economia de Macau está num momento próspero, penso que faz com que [os alunos] se sintam relaxados. Eles não sentem a pressão para serem muito bons estudantes", explicou Penny Lam, em declarações ao jornal Ponto Final.

O realizador de Macau acompanhou o jovem Chi-On, que aos 18 anos tinha já chumbado três vezes e frequentado cinco escolas diferentes.

Na capital mundial do jogo, 40% dos jovens com 15 anos já repetiram o ano pelo menos uma vez e muitos consideram um futuro emprego nos casinos, onde 26% da população ativa trabalha atualmente.

Para Penny Lam, a indústria do jogo acaba por agravar o já antigo problema dos maus resultados escolares, já que, "quando o dinheiro é fácil, é um pouco difícil pedir que as pessoas estudem".

"Macau's Future Gamble" é exibido hoje, na quarta e na quinta-feira no programa Viewfinder, na Al-Jazira.

ISG // VM - Lusa


Sem comentários:

Mais lidas da semana