quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Governo timorense confiante de ter feito melhorias para criar excelente ambiente de negócios




Díli, 30 out (Lusa) - O Governo de Timor-Leste afirmou hoje, em comunicado, estar confiante de ter feito melhorias para criar um "excelente ambiente de negócios" no país, referindo-se ao relatório Doing Business, do Grupo Banco Mundial.

No ranking global do relatório, Timor-Leste aparece na 172ª posição entre 189 países.

"Uma nova nação, não podemos fazer tudo de uma vez e à medida que direcionamos os nossos esforços para outras áreas, estamos confiantes de ter conseguido melhorias para criar um excelente ambiente de negócios em Timor-Leste", afirmou o porta-voz do Governo e ministro de Estado e da Presidência de Conselho de Ministros, Agio Pereira.

Apesar de ainda não estar entre as melhores posições, o relatório, segundo o governo timorense afirma que o país é o que mais progrediu na melhoria das facilidades para a criação de novas empresas através da criação de um balcão único, que diminuiu o tempo necessário para abrir uma empresa de 94 para apenas 10 dias.

Timor-Leste também melhorou na área de "fornecimento de eletricidade", "lidar com alvarás de construção", "obtenção de crédito" e "proteção de investidores minoritários".

As áreas com classificação muito baixas estão relacionadas com o "registo de propriedade", "cumprimento de contratos" e "resolução de insolvências".

"Sendo uma nova nação, com questões extremamente complexas relacionadas com os direitos de propriedade e com um quadro jurídico relativamente novo e em evolução, isto é compreensível", refere o porta-voz do Governo, salientando que o país está a desenvolver bases normativas para melhorar significativamente aquelas áreas nos próximos anos.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana