quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Moçambique: Maioria dos idosos continuam a viver em situação deplorável




Estima-se que existam, actualmente, no país cerca de dois milhões de idosos, o que significa perto de 5% por cento do total da população, calculada em cerca de 25 milhões de moçambicanos.  A maioria desta faixa etária, que é composta maioritariamente por mulheres, vive em condições deploráveis, com défice de alimentação, de assistência de saúde, de segurança, de protecção social, bem como discriminação social, entre outros aspectos.

Entretanto, a precariedade poderá agravar, pois se estima que, nas próximas décadas, o país deverá registar uma mudança na estrutura etária da população. É que, em pouco mais de meio século, a população idosa deverá passar por um aumento de pouco mais de 1 milhão de pessoas, para cerca de 9 milhões.

A participação deste grupo etário em relação ao total da população também deve saltar dos actuais 5%, para cerca de 12%, o que representa um acelerar vertiginoso do ritmo desta transformação, o que poderá complicar ainda mais a vulnerabilidade dos idosos, segundo dados divulgados pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos, em 2013. 

Por exemplo, actualmente, um idoso chega a sobreviver com menos de quinhentos meticais por mês para alimentação, ou oito meticais por dia, dinheiro alocado pelo Governo no âmbito do subsídio social básico. Várias vezes, este valor foi contestado por diversos segmentos da sociedade, alegadamente por ser insuficiente para resolver os problemas mínimos de pessoas que vivem em condição vulnerável, caso dos idosos.

Estas preocupações e dados sobre os idosos foram apresentados, ontem, pelo Fórum da Terceira Idade (FTI), em Maputo, que se baseou num estudo que realizou ano passado. Para apelar ao fim da discriminação social, ontem, os idosos reuniram-se no Centro de Manutenção Física António Repinga, dia que coincidiu com a comemoração do dia internacional do idoso.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana