segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PRESIDENTE DA INDONÉSIA TOMA POSSE COM APELO À UNIDADE




Jacarta, 20 out (Lusa) -- Joko Widodo, o primeiro Presidente da Indonésia sem laços com o regime do ex-ditador Suharto, tomou hoje posse, com uma apelo à unidade e a ambição de reformar a primeira economia do Sudeste Asiático.

"A unidade e o trabalho conjunto são para nós condições prévias para se ser uma grande nação", declarou Joko Widodo, conhecido como Jokowi, que sucede a Susilo Bambang Yudhoyono, no poder durante 10 anos.

Widodo tem como desafio um parlamento controlado maioritariamente pela oposição, agrupada numa coligação liderada pelo seu rival nas eleições presidenciais, o ex-general Prabowo Subianto.

"Não nos tornaremos uma grande nação se estivermos enredados em divisões. Este é um momento histórico para todos avançarmos juntos, para trabalhar e trabalhar", disse no discurso de tomada de posse.

Três meses depois da sua eleição, o antigo governador de Jacarta prestou juramento durante uma cerimónia no Parlamento, na presença de numerosos dignitários estrangeiros, entre os quais o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Milhares de pessoas saudaram depois o Presidente e vice-presidente, Jusuf Kalla, enquanto estes percorriam de coche a distância até ao Palácio Presidencial.

Mais de 24.000 polícias foram destacados para a ocasião da transferência de poderes, que é assinalada à noite com um concerto de rock "heavy metal", do qual Jokowi é fã.

O novo chefe de Estado, de 53 anos, assume a presidência após uma fulgurante carreira política iniciada em 2005 e impulsionada pelo seu estilo próximo das pessoas e por uma imagem de líder honesto e eficiente.

Durante a campanha, Widodo prometeu lutar contra a corrupção endémica e reduzir a pobreza, suscitando muita esperança no país de 250 milhões de habitantes, repartidos por 17.000 ilhas, dos quais perto de 40 por cento vivem com menos de dois dólares por dia.

Rica em recursos naturais como o cobre, ouro e madeira, a Indonésia é a 16.ª economia do mundo, mas o crescimento superior a cinco por cento nos últimos anos tem vindo a desacelerar.

Widodo deve anunciar o seu gabinete durante a semana.

PAL // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana