segunda-feira, 24 de novembro de 2014

AGUIAR-BRANCO LEVA A TIMOR-LESTE A DEFESA DE PORTUGAL




Aguiar-Branco visita Timor-Leste terça e quarta-feira com cooperação militar na agenda

Lisboa, 24 nov (Lusa) - O ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, realiza uma visita oficial a Timor-Leste na terça e quarta-feira, a convite do primeiro-ministro e seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, numa visita em que será discutida a cooperação militar.

A visita oficial de dois dias do ministro português "inclui encontros com os Chefes de Estado e de Governo de Timor-Leste" para tratar de "assuntos de natureza bilateral na área da Defesa e da cooperação técnico-militar entre os dois países", divulgou o Ministério da Defesa Nacional português.

Esta deslocação de Aguiar-Branco ocorre depois de, no início do mês, o Governo de Timor-Leste ter ordenado a expulsão, no prazo de 48 horas, de oito funcionários judiciais, cinco juízes e uma procuradora portugueses, um procurador cabo-verdiano, e um oficial da PSP.
O ministro português disse, a 10 de novembro no parlamento, esperar que a suspensão da cooperação com Timor-Leste na área da Justiça não afete a cooperação técnico-militar.

Em Díli, Aguiar-Branco terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que é simultaneamente ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, estando prevista a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, de acordo com o programa da visita, divulgado pelo Ministério da Defesa Nacional português.

Do programa consta igualmente um jantar oferecido por Xanana Gusmão e, já na quarta-feira, uma audiência com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, um encontro com o Chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste, Major-General Lere Anan Timur, e uma visita ao Instituto de Defesa Nacional.

No parlamento, Aguiar-Branco frisou que a área da cooperação técnico-militar "tem sido um pilar" e "um elo" na relação com "países irmãos", apesar das "flutuações nas relações entre outras áreas".

O ministro reforçou a ideia de que desejaria que a cooperação técnico-militar se mantivesse e adiantou que até ao momento "não houve nenhuma perturbação".

Aguiar-Branco sublinhou que no passado a cooperação técnico-militar se manteve em "níveis de estabilidade" com outros países que "sofreram turbulência nas relações noutras áreas por razões diversas".

ACL (SF) // SMA

Assistência de Portugal ao setor da defesa "muito apreciada" - Governo timorense

Díli, 24 nov (Lusa) - O Governo de Timor-Leste afirmou hoje em comunicado que a assistência de Portugal ao setor da defesa é "muito apreciada" e que aguarda com expetativa a visita do ministro da Defesa português, José Aguiar-Branco.

"A assistência no setor da Defesa é muito apreciada pelo Governo e pelos membros das Forças de Defesa de Timor-Leste. O Governo aguarda com expetativa o momento de dar as boas-vindas ao ministro Aguiar-Branco", refere o porta-voz e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira.

O ministro da Defesa português realiza entre terça e quarta-feira uma curta visita a Timor-Leste durante a qual vai ter encontros com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que acumula também as pastas da Defesa e Segurança, com o Presidente, Taur Matan Ruak, e com o chefe das Forças de Defesa, general Lere Anan Timur.

Durante a sua estada em Díli, Aguiar-Branco vai também assinar com Xanana Gusmão um memorando de entendimento relativo ao Centro de Língua Portuguesa, no centro de formação e treino militar de Metinaro.

Segundo o comunicado, o centro vai ter como missão a promoção do ensino da língua portuguesa aos militares timorenses.

Timor-Leste vai financiar a construção e equipamentos do centro, Portugal vai apoiar na construção e equipamento e criar os programas e conteúdos educacionais, refere-se no comunicado, em que se sublinha que os formadores e monitores vão ser disponibilizados por Lisboa.

"Portugal tem apoiado, desde a independência, o desenvolvimento e a profissionalização das Forças de Defesa de Timor-Leste e é um parceiro valioso em várias iniciativas, disponibilizando assessores, assistência na formação de base e formação de funcionários e oficiais timorenses selecionados", salienta o comunicado.

A cooperação no setor da defesa entre os dois países começou em 2002.

O Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar luso-timorense para o período até 2016 foi assinado em fevereiro deste ano em Lisboa.

MSE // APN

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana