segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ramos-Horta inicia-se na qualidade de Presidente da Comissão Independente de Alto Nível…




…sobre as Operações de Paz

24 de Novembro de 2014

José Ramos-Horta iniciou a sua primeira Conferência de Imprensa na qualidade de Presidente da Comissão Independente de Alto Nível sobre as Operações de Paz, segundo a página oficial do mesmo.

O antigo Presidente da república teve uma semana intensa, desde a sua chegada a Nova Iorque no dia 17 deste mês, começando com uma reunião com o Secretário-Geral da ONU, seguida de dois dias de retiro em Long Island, a uma hora de Manhattan, com todos os seus colegas da Comissão, e ouvindo “Think-Tanks” que se debruçaram sobre a temática dos desafios de paz e segurança no mundo.

Nos dias 20, 21 e 22, de volta à sede da ONU, Ramos-Horta debateu com o Conselho de Segurança (3 horas), a Quarta Comissão Política Especial da AG e a Quinta Comissão (questões orçamentais).

”Impressionante o seu à vontade, o domínio das questões, respondendo a perguntas delicadas e complexas com total à vontade e franqueza, a sua acessibilidade aos jornalistas”, observadores atentos da ONU, comentaram à margem das reuniões.

O próprio Ramos-Horta comentou: “Estou rodeado de uma equipa de 14 colegas, todos eles com brilhantes carreiras académicas e práticas, tendo servido todos eles em inúmeras missões da ONU. Além disso, tenho um Secretariado muito experiente, trabalhador, dedicado. E muito importante: o ambiente entre nós, os membros da Comissão é muito amigável, damos-nos muito bem. Além disso, tenho relações pessoais de amizade, confiança, respeito com todos os diplomatas, sem complexos, de superioridade ou de inferioridade”.

O nobel da paz continuará em Nova Iorque até à amanhã ainda com mais reuniões e à noite começará a viagem de regresso a Timor-Leste onde chegará no dia 27.

No dia seguinte, 28 de Novembro, José Ramos-Horta estará presente nas cerimónias de 28 de Novembro, em Aileu.

SAPO TL
 – foto página oficial de RH

Sem comentários:

Mais lidas da semana