sábado, 1 de novembro de 2014

Moçambique: ESTUDANTES CEGOS AMEAÇADOS DE DESPEJO NA BEIRA




Maputo, 01 Nov (AIM) Um grupo de nove estudantes portadores de deficiência visual, acomodados numa residência pertencente ao Ministério da Mulher e da Acção Social, cidade da Beira, capital da província central de Sofala, em Moçambique, mostraram-se preocupados com o prazo de 15 dias que lhes foi concedido para abandonarem o imóvel, sem garantias de outro alojamento para conclusão de seus estudos.

Quatro dos referidos estudantes frequentam a Universidade Pedagógica (UP) e os restantes as escolas secundárias Samora Machel, Mateus Sansão Muthemba e da Ponta-Gêa.

Citado na edição de hoje do jornal
Diário de Moçambique, Cremildo João Moda, um dos abrangidos pelo aviso, explicou que o prazo de 15 dias é insuficiente para o grupo conseguir outro espaço para acomodação, sobretudo porque vivem de esmola.

Moda, estudante da 11ª classe na Escola Secundária da Ponta-Gêa, disse que para além do prazo que lhes foi dado para abandonar a cave do imóvel, onde também funciona o Gabinete da Esposa do Governador de Sofala, o grupo sente-se ameaçado com a informação de que, caso não se retire voluntariamente dentro de 15 dias, será desalojado compulsivamente e com recurso às forças da Lei e Ordem.

Estamos todos a estudar e para nos alimentarmos tem sido uma gincana e através esmola. Por isso, pedimos que dêem espaço de tempo suficiente para nos prepararmos e não os 15 dias impostos, disse Moda.

Zeca Chire, estudante da 11ª classe na Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, deplora a retirada coerciva sem que lhe seja concedido a oportunidade de concluir os seus estudos para assegurar o seu futuro e esta questão acontece num momento em que nem os resultados foram anunciados.

Tratar de documentos de um momento para outro não é fácil. Pelo menos se nos deixassem até ao final do ano, rogou.

Milagre da Conceição, estudante da UP, lamenta o facto e explica que não poderá prosseguir com os seus estudos porque não tem onde morar. Aliás, aquele local era único que lhe ajudava a não acarretar custos pela sua vulnerabilidade.

(AIM) SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana