quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TENHAM MEDO, TENHAM MUITO MEDO




A ascensão do partido político espanhol Podemos tem como consequência imediata a propagação do medo, em particular agora que o Podemos tem uma possibilidade real de chegar ao poder.

Há muito a temer neste jovem partido alternativo, desde logo o ataque às oligarquias financeiras e a reestruturação da dívida pública e privada.

Assim, os mercados não escondem o seu nervosismo perante a ascensão de um partido que foge em absoluto ao seu controlo. O Podemos é um elemento “desestabilizador” e é necessário combatê-lo da única forma possível: através do medo e de tudo o que alimenta o medo – ignorância, ideias pré-concebidas, etc.

A comunicação social tradicional terá o papel de passar a ideia de que este é um partido “perigoso para a democracia, para a liberdade e para própria liberdade de impressa” - palavras do PP partido do Governo de Rajoy.

Tenham medo, tenham muito medo de todos aqueles que ousam desafiar os poderes instalados apostados em destruir vidas e enfraquecer as democracias.

Tenham medo, tenham muito medo II

São notórias as tentativas de se demonizar o jovem partido espanhol Podemos. E é natural que assim seja, sobretudo quando se coloca em causa o status quo. Populistas e perigosos são apenas alguns adjectivos utilizados para caracterizar o Podemos. Faz sentido, senão vejamos: defesa de medidas económicas que pugnam pela criação de empregos através de reduções do horário de trabalho; aumento da participação social nas empresas públicas; auditoria cidadã à dívida pública; reestruturação da dívida; reforço da protecção social; maior participação popular na elaboração do Orçamento de Estado; contestação e defesa de mudanças no Banco Central Europeu; reforço dos mecanismos de democratização no sentido de devolver a democracia aos cidadãos.

Estas medidas são perigosas para quem defende o primado daqueles partidos políticos guardiões de um sistema que promove iniquidades enquanto defende os interesses de uma espécie de casta dominante assente no capitalismo financeiro. Partidos como o Podemos representam uma ameaça e, nesse sentido, importa que a comunicação social faça o seu papel: diabolizar os que põe em causa o capitalismo financeiro que, como todos sabemos, não se coaduna com as democracias. Tenham medo do Podemos, tenham muito medo - podia ser o lema de uma parte importante da comunicação social em Espanha, mas também em boa parte da Europa.

Ana Alexandra Gonçalves – Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana