segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Governo timorense espera diminuir pobreza em 2015 devido a inflação baixa




Díli, 01 dez (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, afirmou hoje que o Governo prevê para 2015 uma inflação entre quatro e seis por cento que vai permitir reduzir a pobreza e aumentar a competitividade das empresas timorenses.

"Uma inflação mais baixa significa que é mais provável que o poder de compra dos cidadãos aumente e que a pobreza diminua. Conduzirá também a aumentos menores nos custos suportados pelas empresas, o que permitirá aumentar a competitividade internacional das empresas timorenses", disse Xanana Gusmão.

A pobreza em Timor-Leste, segundo dados referentes a 2009, afeta 41 por cento dos cerca de 1,1 milhões de timorenses.

O primeiro-ministro timorense discursava no parlamento nacional no início do debate do Orçamento Geral do Estado para 2015.

"É igualmente esperado que o consumo das famílias continue a aumentar de forma significativa. Isto significa que muitas famílias serão capazes de aumentar a quantidade de bens que compram e que consomem. Partindo do princípio que este aumento no consumo será generalizado, isto resultará também na redução da pobreza.

O total estimado das despesas do Orçamento Geral do Estado de Timor-Leste para 2015 é de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros).

Segundo o Governo, o total estimado das receitas de todas as fontes (petrolíferas, não petrolíferas, receitas fiscais e não fiscais provenientes de empréstimos) para 2015 é de 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros).

Em 2015, as autoridades timorenses vão gastar 184 milhões de dólares (cerca de 145 milhões de euros) em Salários e Vencimentos, 504 milhões (cerca de 399 milhões de euros) em Bens e Serviços e 340 milhões (cerca de 241 milhões de euros) em Transferências Públicas.

O Governo prevê ainda gastar 36 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros) em Capital Menor e 504 milhões de dólares (cerca de 399 milhões de euros) em Capital de Desenvolvimento.

MSE // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana