domingo, 14 de dezembro de 2014

Moçambique - GUEBUZA: "CALEM-SE AS VOZES DA DESTRUIÇÃO"




O Presidente da República, Armando Guebuza, procedeu ontem à inauguração oficial do majestoso e imponente Aeroporto Internacional de Nacala, apontando-o como mais uma prova de que no país há os que estão de facto empenhados na construção de um Moçambique próspero e que são contrários aos que só sabem proferir discursos que incitam à violência e destruição.

“Esta é mais uma obra que materializa os nossos discursos em prol da construção, ao invés dos que proferem discursos que só apregoam a destruição de tudo”, disse Guebuza num tom duro, numa clara condenação aos multiplicados discursos belicistas que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama tem estado a  proferir na digressão que está a fazer há cerca de três semanas por algumas províncias moçambicanas.

Na intervenção que marcou a inauguração deste empreendimento construído com o apoio financeiro do Brasil, cuja embaixadora era uma das centenas de convidados e convidadas de honra a esta cerimónia bastante pitoresca e, acima de tudo, carregada de grande solenidade, Guebuza disse que “oxalá os que andam a proferir esses discursos cessem de os disseminar para que Moçambique e o seu povo alcancem o bem-estar de que almejam há milénios”.

Vincou que a inauguração deste aeroporto com capacidade para nele aterrarem mesmo os maiores aviões que sulcam os céus, como os jumbos, é prova de que o desenvolvimento de Nacala já é imparável, e que através dele, virão para aqui pessoas de todos os quadrantes do mundo, incluindo “os empresários que estão ávidos de investirem aqui os seus capitais para a valorização das imensuráveis potencialidades locais, bem como da província de Nampula como do resto do país”.

Para evidenciar quão Nacala está de facto num desenvolvimento acelerado e já irreversível, Guebuza apontou uma série de outros grandes empreendimentos já concluídos como é o caso deste gigantesco aeroporto que custou mais de 250 milhoes de dólares americanos, e outros que estão em construção, como é o caso da construção quase concluída, de dois grandes hotéis junto das suas belíssimas praias, e ainda a construção da linha férrea que ligará as minas de Moatize, em Tete, ao Porto de Nacala que, neste caso, está numa fase bastante avançada de reabilitação e ampliação, e que será um dos que se exportara grande parte do carvão que esta sendo extraído nas regiões carboníferas de Moatize, em Tete.

Guebuza fez questão de realçar que nos últimos 10 anos que duraram os seus dois mandatos como Presidente de Moçambique, muito se fez no que tange à edificação de infra-estruturas que possam servir de base para um desenvolvimento mais acelerado de Moçambique, e que acredita que nos próximos anos, o país fará um voo económico ainda mais rápido do que o que vinha imprimindo. Este novo aeroporto de Nacala, ontem inaugurado, junta-se a mais três também construídas de raiz, nomeadamente o de Maputo, Vilankulo, em Inhambane e o de Pemba em  Cabo Delegado.

Antes e durante a cerimónia, vários dos convidados e alguns dos milhares de residentes de Nacala que se enchiam por completo a parte circundante do recinto deste aeroporto não se cansavam de tecer elogios à obra de Guebuza nestes 10 anos em que esteve no leme da nação moçambicana. “Só quem não quer ver é que pode negar que Guebuza deixa uma grande obra”, assim dizia um pacato cidadão que assistiu a esta inauguração e que disse chamar se Abreu, motorista de profissão. Ele disse que alguns dizem que não se fez nada porque só conhecem onde vivem, mas que para ele que atravessa o país de lés a lés, transportando pessoas, Moçambique desenvolveu-se bastante nos últimos 10 anos.

Foto: Mauro Vombe

Rádio Moçambique

Leia mais em Rádio Moçambique

Sem comentários:

Mais lidas da semana