quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Quase 50 crianças traficadas em Moçambique entre janeiro a Outubro - PGR




Mais de 50 pessoas, incluindo 47 crianças, foram vítimas de tráfico entre janeiro e outubro deste ano em Moçambique, anunciou a Procuradoria-Geral da República de Moçambique (PGR).

"Estes dados exigem de nós uma maior reflexão e estudo com vista a melhor compreender os valores registados, porque alguns podem não configurar tráfico de pessoas, muitas vezes confundido com raptos e descaminho de menores", afirmou a procuradora-geral adjunta da República, Lúcia Maximiliano.

A situação de tráfico de pessoas em Moçambique foi o tema do IV Debate Nacional sobre a Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas, realizado terça-feira em Maputo.

Lúcia Maximiliano disse que 27 processos criminais relacionados com o tráfico de pessoas foram abertos entre janeiro e outubro, quatro foram encaminhados para julgamento, cinco tiveram despacho de abstenção e 18 estão em fase de instrução preparatória.

A procuradora-geral adjunta adiantou que alguns dos processos foram julgados na África do Sul e envolviam moçambicanos como traficantes.

"É necessária e com carácter de urgência a aprovação do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas e criação do Grupo Interinstitucional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas, bem como reforçar a capacidade de intervenção do Ministério Público e do seu auxiliar tradicional - a Polícia de Investigação Criminal", acrescentou Lúcia Maximiliano.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana