domingo, 25 de janeiro de 2015

O DIA DE TODAS AS DECISÕES NA GRÉCIA




As assembleias de voto da Grécia abriram esta manhã às 07h00 locais (05h00 em Lisboa) para as eleições legislativas, em que é apontado como favorito o partido de esquerda e contra a austeridade Syriza.

Na Grécia, a escolha é entre a segurança e os problemas, diz Antonis Samaras, o líder conservador. Já Alexis Tsipras, líder do Syriza, sublinha que a escolha é entre a austeridade e a dignidade.

Os líderes dos dois principais partidos candidatos à formação de governo na Grécia votaram esta manhã em Atenas. À saída dos locais de voto, ambos falaram aos jornalistas.

Alexis Tsipras, apontado pelas sondagens como o favorito nas eleições deste domingo, defendeu que há um caminho alternativo à austeridade e avisou a União Europeia (UE) que o futuro da Europa «não está na austeridade, mas na dignidade e a coesão».

«Hoje o povo grego vai dar o último passo para recuperar sua dignidade, para viver um futuro com solidariedade, para o regresso da esperança, o fim do medo, o regresso da democracia e a dignidade em nosso país», disse Tsipras após votar.

Já Antonis Samaras, atual primeiro-ministro e a líder da Nova Democracia, acredita que ainda pode ser reeleito apesar de as sondagens apontarem para a vitória do Syriza.

Em declarações aos jornalistas, Samaras defendeu que nestas eleições os gregos vão decidir se seguem em frente, fortes e com segurança ou se vão mergulhar em problemas.

«Estas eleições são decisivas para o futuro da Grécia e dos nossos filhos. Vamos decidir se seguimos em frente, com força, segurança e confiança, ou se embarcamos numa aventura. Há um número nunca antes visto de pessoas que continuam indecisas, serão elas a determinar o resultado. Estou otimista, pois acredito que ninguém irá colocar em dúvida o rumo europeu do nosso país», disse o líder conservador.

No total, cerca de 9,8 milhões de eleitores vão votar para eleger 300 deputados. Os resultados oficiais devem ser conhecidos às 21h00, hora de Lisboa.

TSF - *Joana Sousa Dias é a jornalista da TSF enviada à Grécia para a cobertura das eleições – com intervenções áudio na página TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana