domingo, 4 de janeiro de 2015

Portugal: MÁRIO SOARES DESAFIA CAVACO A PRONUNCIAR-SE SOBRE SÓCRATES



Helena Teixeira da Silva – Jornal de Notícias

Em 40 dias, Mário Soares falou quatro vezes sobre a prisão de Sócrates. Este domingo, no JN, defende que o juiz deve pedir desculpa ao ex-primeiro-ministro e considera que Cavaco Silva não pode continuar em silêncio.

Ninguém usou com tanta propriedade a "amizade" que sente por José Sócrates como Mário Soares. O antigo presidente da República e histórico líder socialista foi o segundo político a visitar o ex-primeiro-ministro no Estabelecimento Prisional de Évora, onde está preso preventivamente desde 25 de novembro, o primeiro a repetir a visita, a 31 de dezembro, e o único a contrariar publicamente o guião com que o secretário-geral do PS, António Costa, instruiu os socialistas: que não misturassem sentimentos com justiça.

Soares, "amigo" e "admirador" de Sócrates, nunca se inibiu de dizer que o caso é "político" e que o preso 44 está a ser "vítima de uma infâmia". Hoje, num artigo de opinião intitulado "O meu amigo Sócrates", escrito para o JN, Soares vai mais longe. "Não há justiça em Portugal, infelizmente", considera.

"O presidente da República, que devia ser responsável por Portugal, nunca [disse] uma única palavra sobre o caso Sócrates. Quanto mais não seja pela flagrante violação do segredo de Justiça", criticou, para depois questionar: "Que espera o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, para, em nome dos portugueses, intervir quando dentro de poucos meses o poderão julgar a ele quando terminar o seu mandato presidencial?".

Foto: Luís Filipe Branco / Global Imagens

Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa

Sem comentários:

Mais lidas da semana