terça-feira, 24 de março de 2015

COMISSÃO EUROPEIA PEDE “LIBERTAÇÃO IMEDIATA” DE FEMINISTAS CHINESAS




Pequim, 24 mar (Lusa) - A Comissão Europeia pediu a "libertação imediata" das cinco ativistas chinesas dos direitos das mulheres detidas há cerca de duas semanas, disse o porta-voz da Comissão num comunicado difundido hoje pela delegação da União Europeia na China.

"A recente prisão e detenção das ativistas por elas pretenderem lançar uma campanha contra o assédio sexual por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de Março) viola o seu direito de manifestação pacífica", refere o comunicado.

Recordando o 20.º aniversário da 4.ª Conferencia Mundial da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, a Comissão Europeia exorta a China a "não restringir as atividades dos defensores dos direitos humanos que promovem os direitos das mulheres".

As ativistas - Wu Rongrong, Zheng Churan, Wei Tingting, Wang Man e Li Tingting - pretendiam distribuir nos transportes públicos autocolantes com a frase: "Polícia: prendam os que praticam assédio sexual".

Advogados citados na imprensa de Hong Kong dizem que as ativistas, com idades entre os 25 e 30 anos, foram acusadas de "provocar distúrbios".

AC

Sem comentários:

Mais lidas da semana