terça-feira, 24 de março de 2015

Comissão Europeia alerta contra entrada de produtos 'made in China' perigosos no bloco



Opera Mundi, São Paulo

De acordo com comunicado de advertência, 64% dos materiais de consumo que representam perigo e chegam ao continente são provenientes do território chinês

A Comissão Europeia enviou nesta terça-feira (24/03) um comunicado de advertência aos consumidores da União Europeia contra determinados produtos importados. De acordo com o Rapex, sistema utilizado pelo bloco responsável por detectar materiais de consumo perigosos, mais de 64% desses produtos são provenientes da China.

Os perigos elencados pela Comissão são inúmeros: de machucados e de feridas na pele (26% dos casos); de intoxicações químicas (25%); de asfixias (12%); de choques elétricos (11%); e até de engasgos (9%).

“Se eu tenho um conselho a dar é esse: atenção ao que você compra de brinquedo para as suas crianças”, declarou Vera Jourova, comissária de justiça responsável pelos direitos dos consumidores, durante entrevista coletiva de imprensa.

Desde que foi criado em 2003, o sistema Rapex detecta cada vez mais problemas em produtos importados e todo ano o principal país que apresenta adversidades em segurança é a China.
“A situação nunca melhora”, comentou Jourova. De acordo com a comissária, até foi criado um sistema de alerta especial para que as autoridades chinesas façam mais esforços em termos de prevenção.

Sem comentários:

Mais lidas da semana