sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exame Prévio. Censura - El País: será que Portugal vai comemorar 41 anos de liberdade?




O jornal espanhol destaca, na sua edição na internet, a polémica proposta dos partidos. Escreve o El País que PSD, CDS e PS estão de acordo em censurar os meios de comunicação social.

Irónico, o artigo assinado pelo correspondente Javier Martín começa assim: "Portugal celebra 40 anos de liberdade de expressão, mas parece que não vai cumprir os 41 anos".

E prossegue... "com uma celeridade desconhecida neste país", os três partidos maioritários subscrevem um projeto-lei que pretende estabelecer um controlo prévio dos meios de comunicação social na próxima campanha eleitoral.

O projeto-lei assinado pelo PSD, CDS/PP e PS propõe que os jornais, as rádios e as televisões passem a ser obrigados a entregar um plano de cobertura das eleições.

Uma proposta que leva o El País a escrever que este "visto prévio" não passa de uma "censura prévia" que vai afetar todo o tipo de conteúdos e todo o tipo de meios de comunicação.

O objetivo dos três partidos, pode ler-se, é claro. Eles querem "assegurar a cobertura mediática com o argumento da proporcionalidade, em detrimento dos partidos minoritários e dos que não estão ali representados".

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana