segunda-feira, 13 de abril de 2015

Moçambique. Cem rondas de diálogo entre governo e Renamo sem consensos nem fim à vista




O diálogo político já ultrapassou a barreira de uma centena de rondas e continua a somar impasses
  
O diálogo político entre o governo e a Renamo completou, na semana finda, a centésima ronda, tornando-se o segundo mais longo fórum de negociações sobre a agenda da estabilidade político-social, depois do Acordo Geral de Paz (AGP).

Iniciado a 2 de Maio de 2013, com o primeiro encontro entre representantes do governo e do maior partido político da oposição nacional, o diálogo político resultou de uma forte tensão política, com ataques militares à mistura que obrigaram a uma réplica das conversações de Roma, duas décadas depois.

A agenda inicial do diálogo tinha como pontos a revisão do pacote eleitoral; a despartidarização da Função Pública; as Forças de Defesa e Segurança e assuntos económicos. Volvidas 100 rondas e quase dois anos de diálogo, houve resultados totais apenas na reforma da Lei Eleitoral, que voltou a defender a partidarização dos órgãos eleitorais, numa distribuição de cargos entre os três maiores partidos políticos nacionais.

O acordo que ditou a revisão do pacote eleitoral viabilizou a participação da Renamo nas eleições de 15 de Outubro, que até então estavam em risco de ser boicotadas pelo maior partido da oposição.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana