segunda-feira, 20 de abril de 2015

Três associações de Macau convocam protestos para o 1.º de maio




Macau, China, 20 abr (Lusa) - Três associações de Macau vão sair à rua no 1.º de maio em manifestações para apelar a uma reforma na educação, assegurar direitos laborais dos condutores de transportes públicos e pedir mais regalias para a função pública.

De acordo com o Jornal Tribuna de Macau, a Juventude Dinâmica deseja chamar a atenção para a necessidade de uma reforma no sistema educativo, considerando que atualmente é dado "demasiado valor à memorização e às notas, descurando o processo de aprendizagem e a capacidade de pensamento independente dos alunos".

A manifestação desta associação parte da praça do Tap Seac às 15:00 locais (08:00 em Lisboa).

Por seu lado, a Associação Geral dos Empregados do Setor de Transportes de Macau, que pertence à federação das Associações dos Operários de Macau, pretende apelar diretamente ao chefe do executivo para que mantenha o impedimento de contratar trabalhadores de fora de Macau para as funções de motorista, numa altura em que se discute a falta de recursos humanos no território.

Esta associação quer ainda assegurar um "salário decente" para estes trabalhadores, promover a generalização de seguros laborais e um sistema de previdência central.

Os manifestantes vão concentrar-se pelas 10:00 locais (03:00 em Lisboa) na Praça da Amizade, todos vestidos de branco, e marchar até à sede do Governo.

Por fim, o Dia do Trabalhador vai ainda contar com o protesto da Associação dos Funcionários de Nível Básico de Macau, a que pertence o ativista Lei Kin Iun, que pretende reivindicar mais direitos para os funcionários públicos, em particular no que diz respeito às pensões, subsídios de habitação e bónus.

ISG // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana