segunda-feira, 20 de abril de 2015

Veteranos timorenses visitam Austrália e participam em cerimónias do Anzac Day




Grupos de veteranos timorenses estão esta semana de visita a várias cidades australianas onde participarão nos principais eventos que marcam, sábado, o dia de memória conhecido como Anzac Day.

De acordo com um comunicado do Governo timorense, os veteranos manterão encontros com grupos congéneres australianos com quem vão debater ideias sobre serviços de veteranos e participar nas cerimónias.

Comemorado, inicialmente, para homenagear os membros do Australiana and New Zealand Army Corps (ANZAC) que lutaram em Gallipoli na I Guerra Mundial, a data é atualmente um dia de memória de todos os que "serviram e morreram em guerras, conflitos e operações de paz".

Os eventos deste ano são particularmente simbólicos já que coincidem com o 100.º aniversário do desembarque das forças ANZAC em Gallipoli.

Várias delegações timorenses vão ficar instaladas nas principais cidades australianas e uma delegação vai deslocar-se por todo o país para participar nos principais eventos.

Esta delegação, liderada pelo ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, Kay Rala Xanana Gusmão, inclui a ministra da Solidariedade Social, Isabel Amaral Guterres, o chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Timor-Leste, major-general Lere Annan Timur, e o embaixador de Timor-Leste em Camberra, Abel Guterres.

Desta delegação fazem também parte veteranos da Luta timorense, incluindo António Gomes da Costa (Ma'Huno) e Gil da Costa Monteiro (Oan Soro].

A visita à Austrália é coordenada pela veterana Inês de Almeida que será a porta-voz dos veteranos e que no início deste ano foi nomeada Representante dos Veteranos junto do Primeiro-Ministro timorense.

Os participantes na visita aproveitarão para perceber elementos das organizações de veteranos na Austrália que possam contribuir para o desenvolvimento do novo Conselho Nacional dos Combatentes da Libertação Nacional de Timor-Leste.

Para Agio Pereira, porta-voz do Governo e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de de Ministros, a participação dos timorenses nas cerimónias, a convite do Conselho de Estado do Retired Servicemens League (RSL) de Nova Gales do Sul é um "gesto significativo".

"Resulta claramente de uma relação cada vez mais forte entre a Austrália e as comunidades de veteranos de Timor-Leste, que remonta à Segunda Guerra Mundial e é caracterizada pela amizade, boa-fé e respeito mútuo", refere em comunicado.

"O Governo louva os veteranos timorenses pelos seus esforços para servir melhor os seus companheiros veteranos e por representar Timor-Leste com dignidade nestas importantes comemorações na Austrália", sublinha.
Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana