domingo, 5 de abril de 2015

Xenofobia ameaça estrangeiros em Durban. Moçambicanos querem regressar




Imigrantes moçambicanos pedem para regressar ao país de origem

Simião Pongoane – Voz da América

A situação está calma na região de Isipingo, perto da cidade de Durban, na província sul-africana de Kwazulu-Natal, depois dos ataques registados nos últimos dias contra estrangeiros.

No entanto, 224 imigrantes, incluindo moçambicanos, afectados por ataques xenófobos ainda têm medo de regressarem às suas residências e continuam acomodados num centro provisório.

Alguns moçambicanos dizem que querem regressar ao país de origem desde que tenham apoio em transporte, mas outros acreditam que a paz com os sul-africanos vai ser restabelecida.

O centro provisório de acomodação de Isipingo localizado a cerca de 30 km a sul do Centro da cidade de Durban, recebe os estrangeiros que fogem da violência.

Policias e funcionários municipais e de organizações não-governamentais circulam de um lado para outro e os jornalistas têm de ficar a alguma distância.

Segundo o gestor do centro, estão acomodados 224 estrangeiros provenientes de Moçambique, Republica Democrática do Congo, Burundi, Malawi e Zimbabwe.

Desse total, 27 são moçambicanos. O numero baixou em relação aos dados fornecidos na quarta-feira que apontavam para a existência de 38 moçambicanos.

Segundo o responsável, os números variam porque há pessoas que entram e saem todos os dias. Por exemplo, a moçambicana que estava grávida terá sido levado há dois dias para a hospital, enquanto outras pessoas continuam no centro porque têm medo de regressarem às suas residências depois da odisseia para passaram nas mãos de sul-africanos. 

Alguns jovens dizem que muitos interessados em regressarem à casa mesmo hoje, desde que tenham transporte gratuito para levaram os seus bens poupados durante os ataques.

Sem comentários:

Mais lidas da semana