quarta-feira, 20 de maio de 2015

Amnistia Internacional. Recolhidas mais de 10 mil assinaturas de apoio a ativista angolano




A Amnistia Internacional entregou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português milhares de assinaturas da petição sobre o processo judicial em que está envolvido o jornalista e ativista angolano Rafael Marques, disse hoje à Lusa fonte daquela organização não-governamental.

A mesma fonte da Amnistia Internacional Portugal acrescentou que as 10.935 assinaturas recolhidas desde o mês de março foram entregues ao MNE "na semana passada" e que, entretanto, o número aumentou para as 11.283 assinaturas.

No documento, a organização apela ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros para que encorajem o governo de Angola a retirar as acusações contra Rafael Marques.

O julgamento do ativista e jornalista angolano continua na quinta-feira no Tribunal Provincial de Luanda.

Rafael Marques é acusado de "denúncia caluniosa", por ter exposto alegados abusos dos direitos humanos com a publicação, em Portugal, em setembro de 2011, do livro "Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola".

Os queixosos são sete generais, liderados pelo ministro de Estado e e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Hélder Vieira Dias Júnio "Kopelipa" e representantes de duas empresas diamantíferas.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana