sexta-feira, 22 de maio de 2015

China pede aos EUA para acabar com missões de vigilância no Mar da China Meridional




Pequim, 22 mai (Lusa) -- A China pediu hoje aos Estados Unidos para acabar com as missões de vigilância nas zonas marítimas sobre as quais Pequim reclama soberania, considerando que se trata de provocações.

"Sejam prudentes na tomada de decisões e não iniciem quaisquer ações provocatórias ou arriscadas", pediu hoje o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hong Lei numa conferência de imprensa, na sequência do aumento da tensão verificada nos últimos dias entre os dois países.

Um porta-voz do Pentágono afirmou na quinta-feira que os Estados Unidos tencionam continuar as missões de vigilância aéreas e navais nas zonas marítimas que a China reclama como territoriais, mas Washington considera serem internacionais.

Este conflito tem vindo a subir de tom desde 23 de novembro de 2014, altura em que a China estabeleceu uma nova zona unilateral de identificação de defesa aérea na costa sudeste, que inclui as ilhas que os chineses chamam Diaoyu e os japoneses Senkaku e cuja soberania é reclamada por ambos os países.

Em dezembro de 2014, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, manifestou preocupação face a esse procedimento, tendo afirmado que a situação causava "significativa apreensão", após reunião com o Presidente chinês, Xi Jinping.

CZP/APN // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana