segunda-feira, 4 de maio de 2015

Índia quer alterar leis que permitem a goeses ter nacionalidade portuguesa




Uma proposta de alteração da lei da nacionalidade na Índia vai impedir, se aprovada, que os goeses registados em Portugal também sejam cidadãos indianos.

Os goeses, nascidos antes de dezembro de 1961, e que registaram os seus filhos em Portugal depois dessa data, não serão considerados cidadãos portugueses, à luz de uma nova proposta de lei em discussão na Índia.

O projeto de lei vai ainda mais longe ao considerar que todos aqueles goeses que tiverem passaporte português não serão considerados cidadãos indianos.

Cabe agora ao Ministério dos Assuntos Internos da Índia aceitar ou não estas recomendações, propostas por uma comissão especializada, criada para resolver aquilo que na Índia é considerado um problema com a dupla nacionalidade de muitos goeses.

As estatísticas oficiais na Índia mostram que cerca de 40 mil goeses registaram o seu nascimento em Portugal mas não têm passaporte ou cartão de cidadão de Portugal.

Pela lei portuguesa, os cidadãos nascidos nos antigos territórios portugueses de Goa, Damão, Diu, Dadrá, Nagar Aveli são cidadãos portugueses, incluindo os seus descendentes (filhos, netos, etc).

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana