domingo, 21 de junho de 2015

Angola – Repressão. 13 ATIVISTAS DETIDOS EM LUANDA POR AMEAÇA AO PAÍS




Pelo menos 13 jovens ativistas foram detidos no sábado pela polícia angolana, suspeitos de prepararem "atos tendentes a alterar a ordem e a segurança pública" do país, informou o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Em comunicado, esta unidade de investigação sob tutela direta do Ministério do Interior informa que as detenções, em "flagrante delito" e sob mandato, aconteceram em Luanda e resultaram de "várias diligências", tendo sido apreendidos vários meios de prova.

A informação do SIC dá conta de 13 cidadãos nacionais detidos, no entanto, em comunicado, a Fundação Open Society, de Luanda, refere a detenção de 16 jovens angolanos associados ao Movimento Revolucionário, conhecido por organizar várias manifestações - sempre frustradas pela polícia - na capital angolana, contra o Governo liderado por José Eduardo dos Santos, desde 2012.

"Segundo se sabe, nas últimas semanas, os jovens têm participado de encontros denominados 'Filosofia da Revolução Pacifica'", refere a Fundação Open Society.

Um dos elementos deste Movimento Revolucionário disse à Lusa que alguns destes jovens foram surpreendidos pela polícia no bairro Vila Alice, em Luanda, quando participavam em mais um destes encontros de ativismo político.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana