sábado, 13 de junho de 2015

Coronavírus. OMS aconselha Coreia do Sul a proibir viagens de potenciais infetados




A Organização Mundial de Saúde aconselhou hoje a Coreia do Sul a proibir todas as pessoas suspeitas de estarem infetadas com a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS), ou que contactaram com doentes do coronavírus, de viajarem para o estrangeiro.

Keiji Fukuda, diretor-geral adjunto para a Segurança Sanitária da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez a recomendação na cidade de Sejong, durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão, após cinco dias de estudo epidemiológico da propagação da MERS na Coreia do Sul, noticia a agência Xinhua.

Fukuda, que coliderou a missão conjunta de 16 membros, composta por peritos da OMS e da Coreia do Sul, instou as autoridades sul-coreanas a apurar quem teve contacto com infetados com a MERS, e a colocá-los de quarentena e monitorizar potenciais infetados do coronavírus, assim como a levar a cabo medidas de prevenção e controlo em todas as instalações médicas.

O responsável da OMS sublinhou as pessoas que tiveram contato com os infetados e todos os potenciais portadores do coronavírus não devem viajar, e em especial não devem ser autorizados a realizar viagens internacionais durante o período de incubação, acrescentando que a Coreia do Sul estabeleceu um sistema para detetar, colocar em quarentena e monitorizar os potenciais portadores de MERS.

O número de infetados na Coreia do Sul foi hoje fixado em 138, enquanto o número de mortos foi elevado a 14 pessoas, e a taxa de mortalidade estabelecida em 10,1%.

A Coreia do Sul é o país com maior nível de contágio do novo coronavírus fora do Médio Oriente.

As recomendações da OMS surgem um dia depois de as autoridades da Coreia do Sul terem destacado a diminuição dos novos contágios.

Na sexta-feira tinham sido registados apenas quatro novos casos de MERS, contra os 14 registados na quinta-feira e os 13 verificados na quarta-feira, segundo indicou o Ministério da Saúde sul-coreano.

Hoje foram reportados 12 novos casos de contágio.

A MERS é um vírus mais mortal, mas menos contagioso, do que o responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS, sigla em inglês) que, em 2003, fez cerca de 800 mortos em todo o mundo.

A doença provoca uma infeção pulmonar e os afetados sofrem de febre, tosse e dificuldades respiratórias, não havendo, por enquanto, vacina ou tratamento para o vírus. De acordo com a OMS, tem uma taxa de mortalidade de cerca de 35%.

Na Arábia Saudita, mais de 950 pessoas foram contaminadas desde 2012 e 412 morreram.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana