segunda-feira, 27 de julho de 2015

Angola. NOVA MANIFESTAÇÃO PELOS PRESOS POLÍTICOS EM LISBOA



Rede Angola

O acto está marcado para quarta-feira, às 18h, no Rossio, no mesmo dia em que está prevista uma manifestação em Luanda.

O primeiro protesto pela libertação dos activistas realizado em Lisboa decorreu a 17 de Julho, nas imediações do Consulado de Angola em Portugal, com cerca de vinte pessoas.

Segundo a Procuradoria Geral da República, os detidos em prisão preventiva desde Junho são Henrique Luaty Beirão, Manuel “Nito Alves”, Afonso Matias “Mbanza-Hamza”, José Gomes Hata, Hitler Jessy Chivonde, Inocêncio António de Brito, Sedrick Domingos de Carvalho, Albano Evaristo Bingocabingo, Fernando António Tomás “Nicola”, Nélson Dibango Mendes dos Santos, Arante Kivuvu Lopes, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Domingos José da Cruz e Osvaldo Caholo (tenente das Forças Armadas Angolanas). Eles estão distribuídos por estabelecimentos prisionais em Viana (4), Calomboloca (7), além de Caquila (4), na região de Luanda, e ainda não têm qualquer acusação formada, decorrendo o processo de investigação.

Outras duas manifestações pela libertação dos presos políticos estão confirmadas para a próxima quarta-feira, no Uíge e em Berlim, capital da Alemanha. A Associação Omunga lançou ainda uma campanha para os cidadãos que não possam participar nas manifestações, denominada “Buzina Só”. A proposta surge para dar continuidade ao apelo de Luaty Beirão, um dos 15 presos políticos detidos há um mês, e consiste no acto de buzinar, a partir das 15 horas, por quatro minutos. Quem quiser pode gravar e enviar o vídeo para aquela associação.

A ideia é juntar as imagens para fazer um vídeo dos protestos.


Sem comentários:

Mais lidas da semana