quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cabo Verde. Trabalhadores das Alfândegas e dos Impostos entram em greve de três dias




Os trabalhadores da Direcção Nacional das Receitas do Estado vão entrar em greve, a partir desta quarta-feira, 19. A paralisação, que deverá durar três dias, serve para os trabalhadores manifestarem o seu descontentamento pelo facto de o Governo não aceitar e aprovar o novo Estatuto, a grelha salarial e a lista de transição do pessoal técnico das receitas do Estado.

 O presidente do Sindicato Nacional Democrático dos Trabalhadores da Administração Pública, Domingo Barbosa, diz que, em estreita observância aos princípios de ocorrência e do respeito com os valores e mediante a autorização da Direcção Geral de Trabalho, não restou o seu sindicato outras alternativas senão convocar essa greve dos funcionários da Direção Geral das Receitas do Estado - Alfândega, Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças.

Para o sindicalista, os trabalhadores exigem "a aprovação e publicação do estatuto e grelha salarial e a lista de transição imediata, conforme foi acordado a 13 de Julho último». Exige também a suspensão imediata do concurso para o recrutamento de técnicos para a Direcção Nacional das Receitas do Estado.

Domingos Barbosa questiona que não compreende o porquê da não adopção da proposta, que foi elaborada por um especialista do Fundo Monetário Internacional (FMI) e que satisfazia plenamente os funcionários.

"É isto que nós queríamos, mas o Ministério das Finanças e Planeamento rejeitou abusivamente a proposta do técnico do FMI» por considera que a mesma deveria mais aceitável. Daí a greve de três dias dos trabalhadores das Finanças, que tem inicio hoje, 19, a partir das 8 horas.


Sem comentários:

Mais lidas da semana