quarta-feira, 19 de agosto de 2015

GOLPE DE ESTADO EM CURSO NA GUINÉ-BISSAU




As apreensões e temores dos guineenses sobre um golpe de Estado em curso delineado pelo presidente da República da Guiné-Bissau é conversa nas casas e ruas do país. Refletindo esse estado de espírito encontramos no Ditadura do Consenso, em breves postagens, a confirmação dos “retratos à la minute” que António Aly Silva, jornalista, ali insere. A inquietação dorme com os guineenses por via das atitudes golpistas de um presidente da República golpista e absoluto que teima em não dar sossego aos seus compatriotas e ao mundo, aos países que julgaram estar a contribuir para uma paz duradora, estabilidade e democracia na antes (e agora) tão conturbada Guiné-Bissau. Com algumas alterações na apresentação das postagens – não no seu teor – trazemos ao Página Global aquilo a que chamámos “fotografias à la minute”.

Redação PG

GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO 1

O Presidente da República indultou o Pansau Ntchama, por causa do 'caso 21 de Outubro, em que foram assassinados seis pessoas. Agora, Zamora Induta foi preso em casa...no mesmo, processo. Em que ficámos, JOMAV?

GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO 2

Está prevista para hoje, uma manifestação dos Guineenses na cidade da Praia, às 17H30 (18H30 de Bissau) contra o que está a passar na Guiné-Bissau. AAS

GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO 3

Jovens dos bairros periféricos de Bissau, prometeram hoje "incendiar" Bissau caso o Presidente da República opte por um 'Governo de iniciativa presidencial', de resto inconstitucional. Se correrem rios de sangue na capital, o responsável número 1 será José Mário Vaz.

Bissau está parada, tensa, e aguarda pelo pronunciamento da presidência da República quanto ao nome indicado pelo PAIGC para primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que o próprio demitiu faz hoje uma semana. Está, assim, tudo preparado à espera da decisão do Presidente.

Se for um sábio, JOMAV deve simplesmente respeitar a nossa lei magna: em caso de recusa do nome de DSP, ele que dissolva o Parlamento e, num prazo de 90 dias, convocar eleições legislativas antecipadas sendo que o Governo demitido deve conduzir o País até à sua realização.

Tudo o resto será INCONSTITUCIONAL, e o Povo guineense não a aceitará. Abaixo a ditadura.

GOLPE DE ESTADO CONSTITUCIONAL

A tropa, que diz amiúde "ir respeitar a Constituição" é, afinal, a mesma que alinha com a violação da mesma. De ordem em ordem, lá vai violando os nossos direitos de cidadãos da República da Guiné-Bissau: revistam todas as viaturas que atravessam a ponte de João Landim, ocupam com pezinhos de lã os ministérios mais 'sensíveis', mandam os navios comerciais para o largo e depois trazem-nos de volta para atracarem; camuflam o ENVIO DA NOSSA MADEIRA, ILEGALMENTE... Mudam a guarda de protecção do ex-CEMGFA Zamora Induta. Tiram a polícia e metem a tropa. Prendem-no em casa e vigiam-lhe os movimentos. Está-sé mesmo a ver onde é que isto vai dar..

Ditadura do Consenso denunciou que ocupavam o ministério das Finanças e as Alfândegas. Desapareceram. Apareceram depois, noutro poiso. Para camuflar o acto ilegal, a presidência (que desavergonhadamente patrocina a ilegalidade) emite depois comunicados jocosos, recordando aos funcionários públicos: 'lá por o Governo ter caído não quer dizer que tenham que abandonar os vossos postos de trabalho'. Pouca vergonha tem limites. É no mínimo cínico o pensar que vai nas cabecinhas desmioladas, na Presidência da República.

Mas a verdade é que o JOMAV jogou sozinho e ninguém deu por nada.

Ora leiam. O actual CEMGFA, Biague Na Ntam, é um velho conhecido do actual PR. De comandante da Guarda Fiscal, NOMEADO por - acertou! -, José Mário Vaz, enquanto ministro das Finanças de Carlos Gomes Jr., Biague Na Ntam depressa subiu na consideração do hoje Chefe de Estado.

Antes das eleições, ainda tínhamos um olho, os dois aproximaram-se ainda mais. JOMAV sondou pela primeira vez o Na Ntam - um homem discreto, esquivo e que nunca entrou em nenhum golpe de Estado (bom, o Biague até esteve no golpe de 12 de abril. Sempre discreto, quando o Indjai sabia que ia sair, foi rapidamente promovido a inspector geral para ser um dos possíveis substitutos e ser CEMGFA.) Na Mouche.

Ou seja, há muita relação de promiscuidade entre alguns altos oficiais das nossas forças armadas. Então, JOMAV convidou-o, oficiosamente, para ser ainda mais próximo. E assim foi. Depois das eleições presidenciais, José Mário Vaz convidou-o então para seu chefe da Casa Militar, na Presidência da República.

Meses depois, e já com toda a gente cega, José Mário Vaz, aproveitando o isolamento internacional a que o CEMGFA estava vetado; empurrado o Indjai por constantes acusações dos EUA e do mundo ocidental, JOMAV ganha forças para, finalmente, exonerar o mais que acossado António Indjai e...voilá!, nomeia CEMGFA Biague Na Ntam. É de mestre! É nós como contramestres. Triste e sem piada nenhuma.

GOLPE DE ESTADO EM CURSO vs INSANIDADE CONFIRMADA?

O Presidente menos popular da História da RGB, pretende nomear para o cargo de PM, o seu cúmplice e 'amigo', Baciro Dja. As manobras desta nomeação inconstitucional, conta com um possível suborno a alguns deputados do PRS para obtenção de uma maioria presidencial no Parlamento. Neste momento, o turbulento jovem político, está em Malabo, na Guiné Equatorial para pedir o montante reclamado por certos sectores do PRS e o barulhento Nando Vaz a fim de materializar este atentado. Conhecido como suícida político, Nando Vaz, deu garantias a Baciro Dja que ele pode contribuir para este golpe constitucional em troca do minimo para sobreviver. Do lado do PRS, diz-se que tanto o presidente Nambeia como o secretário geral, e ministro, Florentino Mendes Periera, fazem finca pé para que ninguém abandone o barco. Os que saltarem do barco, optarão por pedir aumento de números de pastas e uma garantia financeira para enfrentar o PAIGC em caso de eleições. E talvez trair depois... AAS

Publicado por António Aly Silva em Ditadura do Consenso - Na foto José Mário Vaz, o PR golpista.

Sem comentários:

Mais lidas da semana