sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Guiné-Bissau. Posse do novo PM. PRESIDENTE AFIRMA QUE DEVOLVE O PODER AO PAIGC




O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou no fim da tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, que devolveu o poder ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), enquanto legítimo vencedor das últimas eleições legislativas. O Chefe de Estado guineense falava durante a cerimónia da tomada de posse do novo primeiro-ministro, Baciro Dja que igualmente exerce a função de terceiro vice-presidente do partido.

“Com base nisso, nomeei Baciro Dja, um dos vice-presidentes do partido, a quem coube exercer o importante papel de Diretor Nacional da Campanha Eleitoral do PAIGC nas últimas eleições gerais.  Baciro Dja percorreu o país de lés-a-lés durante essa campanha, é um conhecedor profundo das promessas eleitorais do partido e do então candidato presidencial”, lembrou.

O Chefe de Estado asseverou que a hora é de mudança no país, tendo acrescentado ainda que a mudança a que se refere não é apenas do governo. Sustentou neste particular, que deseja imprimir uma mudança de comportamento e atitude em prol de dedicação ao trabalho para o bem-estar do povo guinense.

“Quero aproveitar esta oportunidade para apelar a todos os guineenses, sem exceção, para que cada um contribua, de acordo com a sua capacidade e experiência, para a construção da sociedade idealizada pelo nosso saudoso Amílcar Cabral. Enquanto Presidente da República, estou disposto a aceitar todos os sacrifícios necessários para a implementação de medidas visando corrigir as desigualidades existentes na nossa sociedade”, contou José Mário Vaz.

Assegurou por um lado que estará sempre disponível para apoiar, contudo frisou, por outro lado, que estará igualmente atento para corrigir eventuais derrapagens no percurso da governação.

O novo Primeiro-ministro, Baciro Dja, agradeceu o Chefe de Estado pela confiança depositada na sua pessoa, como também agradeceu o povo guineense e o PAIGC pela oportunidade.

Baciro Dja reconheceu na sua intervenção que o país enfrenta um momento particular na sua história da política e democrática. Afirmou na ocasião que o momento interpela a todos os órgãos de soberania, políticos, militares e sociedade civil organizado ou não para assunção das responsabilidades com vista a estabilização do país.

O Novo primeiro-ministro empossado disse que o momento exige a criação de condições para o desenvolvimento almejado e da afirmação da Guiné-Bissau, enquanto Estado soberano, no concerto das Nações.

“Vou eleger o diálogo franco, honesto e sincero para busca de soluções, concertadas e duradouras, para a Guiné-Bissau, quer para ultrapassar a crise em curso, assim como para a governação do país”, assegurou.

A cerimónia da tomada de posse do novo primeiro-ministro decorreu no salão oficial do Palácio da República na presença do Presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Paulo Sanhá, dos corpos diplomáticos, representantes das organizações internacionais bem como dos conselheiros do Presidente da república. Notou-se ainda a ausência dos representantes da Assembleia Nacional Popular.

O Democrata soube, no entanto, que o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, encontra-se fora do país neste momento, mas os dois primeiros vice-presidentes estão no país. 

O Democrata (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana