quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Guiné Equatorial. DITADOR TEODORO OBIANG COMEMOROU 36 ANOS NO PODER




Foi no passado dia 3 de Agosto que a celebração dos 36 anos no poder do ditador Obiang, da Guiné Equatorial, ocorreu. Ditador que chegou à CPLP ao colo de uns quantos pseudo-democratas dos países que constituem a referida comunidade. Fora de prazo trazemos aqui a notícia… E o convite para conhecer um pouco mais sobre o Obiang sanguinário. A Wikipédia dá uma pequena ajuda.

Redação PG

Presidente da Guiné Equatorial celebra 36 anos no poder com país na recessão

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, comemora hoje 36 anos no poder, quando o país atravessa uma recessão económica e na "lista negra" do tráfico humano, de acordo com o departamento de Estado norte-americano.

A Guiné Equatorial, país motor económico da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) devido ao 'boom' petrolífero nos anos anteriores, conhece desde o ano passado a primeira recessão, na sequência da diminuição dos lucros do petróleo
Dados de vários organismos internacionais indicam que, no corrente ano, o lucro petrolífero vai registar uma quebra de 8,5%.

Empresas como a Somaget, Arab Contratactor, Ecocsa, Buing, Sogea-Satom, entre outras, que trabalham há mais de uma década na construção de infraestruturas, despediram milhares de trabalhadores por falta de novas empreitadas.

Em novembro passado, o Governo reuniu-se com representantes de diferentes empresas para "renegociar calendários de pagamentos e execução de obras", noticiou a agência espanhola EFE.

O país, que experimentou um crescimento económico de 30% em 1996, 71,2% em 1997, 22% em 1998, 50% em 1999, 16,9% em 2000 e 65% em 2001, conheceu no ano passado uma evolução negativa, com uma quebra de 1,8%.

A Guiné Equatorial surge na "lista negra" do recente relatório sobre tráfico humano do departamento de Estado dos Estados Unidos, que examinou a situação em 188 nações e avalia o grau de cumprimento dos governos das medidas de combate desse crime, definidas numa lei norte-americana de 2000.

Na classificação, Malabo surge atrás da Venezuela e Belize e à frente de países como a Rússia, Irão, Coreia do Norte, Síria, Argélia, Burundi, República Centro-Africana, Eritreia, Gâmbia, Guiné-Bissau, Koweit, Líbia, Mauritânia, Sudão do Sul, Tailândia, Iémen, Zimbabué, Bielorrússia, Ilhas Marshal e Comores.

O 36.º aniversário celebra-se quando o secretário-geral do Partido Democrático da Guiné-Equatorial (PDGE), Jerónimo Osa Osa Ecoro, afirma que "a permanência de 36 anos do presidente fundador e chefe de Estado, Obiang Nguema Mbasogo, permitiu viver numa estabilidade social sem igual, inédita na história do país".

O "número dois" do partido que Obiang, de 73 anos, fundou em 1986, defende que "nestes 36 anos, foi instaurado um sistema democrático inicialmente monopartidário, mas atualmente pluripartidário: na Guiné Equatorial convivem pelo menos 13 partidos da oposição, alguns dos quais muito críticos do sistema político vigente e do Presidente".

As celebrações do 36.º aniversário do chamado "golpe da liberdade" decorrem na cidade de Djibloho, na província de Wele-Nzas, parte continental do rio Muni, e onde está prevista a realização de um desfile militar e popular.

A Guiné Equatorial tornou-se membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em julho de 2014.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana