domingo, 23 de agosto de 2015

Portugal. CDU não aceita discriminação de Os Verdes em debates




O cabeça-de-lista da CDU às eleições legislativas disse hoje que não aceita a discriminação do partido Os Verdes dos debates e que, desse modo, não é aceitável que a coligação PSD/CDS tenha dois representantes nos debates, Passos Coelho e Paulo Portas.

"Esses debates deviam envolver todos os partidos e coligações existentes, mas [PSD e CDS] rejeitaram - com uma mãozinha do PS e Bloco de Esquerda, espante-se - e tentaram marginalizar o partido ecologista Os Verdes. Como podíamos aceitar que a coligação PSD/CDS tivesse direito participar em mais em mais debates com o ajudante de Passos Coelho, que é Paulo Portas, e os Verdes seriam discriminados, não aceitamos isso", afirmou hoje o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, num comício em Vialonga, Vila Franca de Xira.

Para a CDU, tendo em conta do princípio de participarem nos debates televisivos todos os partidos com assento parlamentar e tendo em conta que há duas coligações - Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) e CDU (PCP e Os Verdes) - a participação de um representante do CDS só é justa se também houver a participação de um representante de Os Verdes.

Jerónimo de Sousa rejeitou assim a posição do CDS, que diz não estar a haver pluralismo neste processo, dizendo que o que não é aceitável é que "a coligação de direita tenha mais tempo de antena do que qualquer outro partido".

"Reservando a nossa posição para mais tarde sobre o modo de participação no conjunto de debates, queremos dizer que não aceitamos descriminações, estamos disponíveis para debater com todos, incluindo com o CDS, como sempre estivemos mesmo quando tinha quatro deputados", afirmou o dirigente comunista, repetindo que o que não aceita é exclusões.

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) anunciou sexta-feira que, sem a presença de Paulo Portas, não participará no debate televisivo de 22 de setembro, e que enviará o presidente do CDS-PP ao frente-a-frente com o secretário-geral do PCP.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana