quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SISTEMA POLÍTICO PORTUGUÊS PARECE ESTAR “SEDADO”




A constatação é feita num documento publicado no site da Universidade de Economia e Políticas Sociais de Londres.

Numa análise ao sistema político português e ao que está acontecer num momento em que a  4 de outubro se elege o próximo primeiro-ministro, Alexandre Afonso, professor catedrático na Universidade de Leiden, salienta que o sistema político português parece estar “sedado”.

Lembrando a crise pela qual passou o país e as medidas impostas pela coligação PSD/CDS, o professor revela-se surpreendido por em 30 anos os eleitores lusos pouco alterarem as suas intenções de voto, sendo que a liderança de Portugal tem oscilado sempre entre apenas dois partidos: PSD e PS.

Recorrendo aos exemplos da Grécia e Espanha, em que se notou mudanças de preferências partidárias para partidos mais radicais como o Syriza e o Podemos, respetivamente, o professor escreve que “Portugal parece ser o único país onde o sistema político parece não sofrer grandes alterações”.

Alexandre Afonso refere ainda que uma das possíveis explicações para este facto pode ser a de em Portugal a crise “não ter sido algo tão brusca e da austeridade já vir de há mais tempo”. Além disso, em Portugal, o PS, que liderava no início da crise, acabou por perder as eleições e conseguiu dissociar-se da polémica fugindo a qualquer culpa pelo sucedido.

E por fim, pelo facto dos partidos mais pequenos portugueses serem muito tradicionais e não terem força para mover multidões.

Leia aqui na íntegra o artigo

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana