quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Díli acolhe na próxima semana reunião de ministros da Saúde do sudeste asiático




Díli, 02 set (Lusa) - Consumo do tabaco, doenças contagiosas, doenças tropicais e prevenção da tuberculose são alguns dos temas da conferência que reúne 11 ministros da Saúde do sudeste asiático na próxima semana em Díli, Timor-Leste.

Trata-se da 68.ª sessão do Comité Regional do Sudeste Asiático da OMS e pretende, como anualmente, marcar a agenda para o setor da saúde na região.

O encontro, que decorre entre 07 e 11 de setembro pretende analisar uma gama variada de assuntos relacionados com a saúde no continente, incluindo respostas a desastres e prevenção de contágios, entre outros.

Parte da agenda do encontro será dedicada ao tema do tabaco, uma das maiores preocupações de saúde da região, incluindo em Timor-Leste e na Indonésia, onde a prevalência de consumo é particularmente elevada.

O encontro deverá ainda analisar o combate a doenças tropicais e ao sarampo, poliomielite e rubéola, bem como esforços para a prevenção da tuberculose e de várias formas de cancro.

Estratégias para a implementação de cobertura alargada dos sistemas de saúde estarão igualmente em debate.

Além de Timor-Leste, participam no encontro delegações do Bangladesh, Butão, Coreia do Norte, India, Indonésia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Sri Lanka e Tailândia e ainda responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS).

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana