domingo, 27 de setembro de 2015

Mobilização eleitoral na Catalunha cresce mais nas zonas contra a independência



As eleições na Catalunha - convertidas num referendo "de facto" sobre a independência - estão a ter uma taxa de participação histórica, com 34,78% de votantes até às 13:00 horas, mas com maior mobilização nas zonas do "Não".

A taxa de participação a meio da jornada eleitoral (as urnas fecham às 20:00 locais, menos uma hora em Lisboa) era mais de cinco pontos percentuais acima da que se registava à mesma hora nas eleições autonómicas de 2012.

No entanto, essa participação está a ser diferente nas várias zonas ou cidades da Catalunha, algumas tradicionalmente mais afectas ao "sim" à independência e outras contra esta via.

No distrito de Nou Barris de Barcelona, a participação alcançou os 31,30%, mais 3,5 pontos do que em 2012. Esta zona foi a que menos apoio deu às listas que nestas eleições se apresentam com um programa independentista: a Junts pel Sí (que não existia em 2012 mas que integra o que resta da CiU, Convergéncia i Unió) e a Esquerra Republicana Catalana) e a CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical antieuropeísta).

O distrito da Gràcia de Barcelona foi aquele que mais apoio deu aos independentistas em 2012. A taxa de participação de hoje também subiu, mas 2,59 pontos, para os 33,31%.

Na cidade de Girona, outra praça forte das plataformas independentistas, a taxa de participação subiu dos 32,55% para 38,23%, mais de cinco pontos. Já em Tarragona, a região do sul da Catalunha que em 2012 mais apoiou os partidos que não querem a separação, a participação hoje subiu 7,3 pontos, passando de 28,24% para 35,51%.

A taxa de participação nestas eleições permitem fazer leituras porque a votação está polarizada entre os que apoiam uma declaração de independência e os partidos que querem outra via (ainda que queiram mais autonomia). Por outro lado, as eleições de 2012 mostraram que várias localidades, comarcas ou bairros de algumas cidades votaram em massa por um ou outra opção.

Assim, as zonas que mais apoiaram as candidaturas independentistas em 2012 registaram na altura uma mobilização muito superior ao resto (em alguns casos seguindo um padrão que tem vindo a repetir-se desde as primeiras eleições catalãs, em 1980).

Ou seja, em 2012, nas localidades que apoiaram fortemente a CiU, ERC (hoje unidas na Junts pel Sí) e a CUP a participação foi superior a 75%. Já nas zonas que escolheram as formações que não querem a independência a taxa de participação não passou dos 65%.

A tendência mostrada pela taxa de participação às 13:00 é a de as zonas do "não" estarem a mobilizar-se mais do que em 2012, enquanto há pouca margem para mobilizar ainda mais nas zonas do "Sim".

No entanto, as mesas de voto têm ritmos de afluência muito diferentes: nalgumas há votações fortes na manhã e menos à tarde, noutras o inverso e noutras assim um ritmo constante ao longo da jornada eleitoral.

Por exemplo, na mesa de voto do presidente da Catalunha, Artur Mas - que votou pela manhã em Barcelona - a fila para votar era tão grande que o número 4 da lista Junts pel Sí teve de esperar mais de meia-hora para exercer o seu direito. Em 2012 as zonas fortes do independentismo votaram mais pela manhã.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana